Despoluir: Modernização

Despoluir: Modernização

28 de fevereiro, 2020

A partir deste mês, os técnicos ambientais do Despoluir Paraná utilizarão novos equipamentos nas aferições veiculares. A substituição compreende tacômetros, opacímetros e softwares.

“São equipamentos que apresentam tecnologias mais atualizadas e completas para a atividade, sendo a principal mudança a utilização de uma webcam, que veio para inovar o atendimento da equipe”, explica o coordenador do Despoluir Paraná, Adriano Jacomel. Segundo ele, o objetivo é a captação de imagens dos veículos aferidos, tornando os testes mais completos e assertivos”.

Jacomel, explica contudo que não basta apenas as imagens, é importante que as transportadoras passem as informações corretas aos técnicos ambientais para garantir a qualidade de dados das aferições. “São necessários os dados do transportador (CNPJ, endereço, quantidade da frota) e também dos veículos (placa, renavam, ano, modelo, cor, fabricante) para cadastro completo da empresa e veículos atendidos”, aponta o coordenador ao frisar que todas essas informações são sigilosas, de acesso apenas da Federação, CNT e SEST SENAT.

Capacitação

Antes de iniciar os atendimentos, todos os técnicos ambientais da região Sul participaram de treinamento em Florianópolis (SC), no final de janeiro. Do Paraná participaram toda a equipe técnica e a coordenação.
“Além do conhecimento adquirido, esse tipo de atividade (treinamentos regionais) nos permite uma maior integração com outras equipes do Despoluir, onde temos a oportunidade de trocar experiências sobre boas práticas sejam elas operacionais ou de gestão”, avalia Jacomel.

Durante a capacitação, também foram apresentados os últimos números do Programa Ambiental do Transporte, que cresceu, anualmente, 13,3%, entre os anos de 2007 e 2019, sendo realizadas 2.833.642 avaliações veiculares ambientais. Somente a região Sul representa 18,7%, ou seja, 65.817 aferições realizadas somente em 2019.

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top