Despoluir/FETRANSPAR participa de projeto-piloto da CNT

Despoluir/FETRANSPAR participa de projeto-piloto da CNT

24 de maio, 2021

O Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador, uma ação desenvolvida de forma gratuita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) que visa a acompanhar as medidas ambientais de sustentabilidade das empresas do transporte rodoviário de cargas e de passageiros, entrou em funcionamento desde o último dia 21 de maio, para reforçar o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade do setor.

O SOAT começa como projeto-piloto, com a adesão inicial da Fetronor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste), da Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos estados de Alagoas e Sergipe) e da Fetranspar (Federação das Empresas Transporte de Cargas do Estado do Paraná). As três juntas podem alcançar 564 empresas de passageiros e de cargas em um ano.

Na primeira etapa do SOAT, um questionário será enviado aos gestores do transporte rodoviário para, na sequência, ser realizado o diagnóstico da empresa e emitir um indicador de desempenho ambiental. O procedimento permite sinalizar quais pontos necessitam de maior atenção por parte do transportador e indicar o que pode ser ajustado.

O SOAT faz parte do Programa Ambiental do Transporte - o Despoluir, iniciativa da CNT em parceria com o SEST SENAT, em atividade há mais de 13 anos. Ao longo de sua trajetória, o Despoluir já promoveu 3,2 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.

Foto: Iustrativa/Divulgação Fetranspar

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top