DESPOLUIR - Feira Transporte Consciente Motorista Saudável acontece hoje em Maringá

DESPOLUIR - Feira Transporte Consciente Motorista Saudável acontece hoje em Maringá

10 de agosto, 2018

O Despoluir, Programa Ambiental do Transporte da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), nesta sexta-feira (10), até às 15h, irá promover a Feira ‘Transporte Consciente Motorista Saudável’, no Pool de Combustível, no Contorno Sul - Prefeito Sincler Sambatti, 11.007, no Jardim Bertioga, em Maringá.

A ação, que faz parte das comemorações dos 25 anos da Federação, contará com a parceria do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO3), que abrange os estados do Paraná e Santa Catarina representando mais de três mil fonoaudiólogos.

Durante todo o dia, profissionais e estudantes de fonoaudiologia da Unicesumar estarão orientando os motoristas sobre trauma de face. “Nossa intenção é levar informações úteis a população sobre a importância de se ter um Fonoaudiólogo na equipe de tratamento, como se deve exigir ou buscar por esse profissional e quais os riscos que a pessoa com trauma fica expostas quando não há esse apoio”, explica o presidente do Crefono3, Francisco Pletsch.

De acordo com ele, um recente levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal, mostra que nos primeiros quatro meses de 2018 foram registrados 2.886 acidentes nas estradas federais pelo Paraná, com 2.740 pessoas feridas e 144 mortes. Sendo somente colisões frontais, tipo de acidente que mais resulta em trauma de face, 146 acidentes, com 279 pessoas feridas e 39 mortes.

O paciente que sofre um trauma desta natureza tem difícil e demorada recuperação. Além disso, uma série de cirurgias são necessárias e o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar torna-se indispensável. Mesmo com alta hospitalar, esse paciente vai precisar de acompanhamento especializado, entre eles a presença de um profissional fonoaudiólogo que tem a missão de buscar a reabilitação do paciente e ao mesmo tempo apresentar soluções preventivas para que doenças não surjam ou evoluam em virtude das lesões faciais.

Em muitos casos o paciente, inabilitado para muitas atividades não se dá conta de procurar um Fonoaudiólogo ou mesmo de exigir que um profissional possa acompanhá-lo durante o tratamento. “Por isso, familiares e amigos precisam ficar atentos a importância da presença do tratamento fonoaudiólogo e como buscar esse recurso na rede pública”, destaca Fabiana Southier Romano Avelar, professora do curso de Fonoaudiologia da Unicesumar, que junto de alunos irá passar orientações aos participantes durante a feira.

Parceiros

Além do Crefono3, houve também a participação de parceiros com corte de cabelo e barba  (Hortiz Fashion - Salão Escola), teste de embriagues (óculos simulador), SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana), e também as aferições dos veículos.

Fonte: Ascom FETRANSPAR

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top