Coronel Sérgio Malucelli conduz reunião do G7 nesta terça-feira

Coronel Sérgio Malucelli conduz reunião do G7 nesta terça-feira

08 de novembro, 2023

Nesta terça-feira (7), na sede da Faciap, em Curitiba, foi realizada a reunião do G7, grupo que reúne as principais entidades do setor produtivo paranaense. A reunião foi conduzida pelo presidente da Fetranspar, Coronel Malucelli, que substituiu o coordenador Fernando Moraes, que participou de forma online, por problemas ocorridos no voo que o traria de Londrina para Curitiba. 

Entre os presentes a convidada especial, deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, também participou pela primeira vez da reunião do grupo e destacou que está otimista com os trabalhos do G7 e lembrou que já ocupou a cadeira de vice-presidente da Faciap em gestões anteriores.

Fundo do Idoso

Durante sua participação no encontro, a secretária Leandre lançou uma campanha de repasse de parte do imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (Fipar). “Ninguém precisará tirar dinheiro do caixa. Esses recursos já estão comprometidos com o imposto. Há apenas o repasse de um percentual ao Fundo”, destacou a secretária.

Apelo

A secretária fez um apelo aos líderes empresariais para que adotem em suas entidades um programa de incentivo ao repasse de recursos ao Fundo. Ela destacou a importância de propagar a possibilidade de captação de recursos ao Fundo que hoje atinge cerca de 4 milhões anuais, num universo de captação que pode atingir cerca de R$ 30 milhões. “Precisa fomentar uma política que tenha continuidade, para que esse repasse vire uma rotina dentro das empresas paranaenses”, disse a secretária.

Os presidentes das entidades foram unânimes em manifestar apoio à política implantada pela secretária. O coordenador do G7 e presidente da Faciap, Fernando Moraes, conclamou os presentes a defender essa causa nobre. Sua ideia foi compartilhada pelo presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, que defendeu o envolvimento de todas as entidades do G7 nessa campanha. “Temos que assegurar a qualidade de vida das pessoas que têm mais passados do que futuro”, disse Ricken.

Substituição Tributária

O apelo das entidades pelo fim do regime de Substituição Tributária no Paraná também integrou a pauta do encontro. O argumento dos líderes é que há uma resistência do governo do Estado em extinguir esse regime e, por isso, o Paraná deveria se espelha na política tributária existente hoje em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O presidente do sistema Fecomércio e vice-governador do Estado, Darci Piana, afirmou que há uma predisposição do governo estadual em extinguir pelo menos 2 mil itens do regime ST.

Funrep

Os líderes também solicitaram a extinção do Fundo de Recuperação e Estabilização do Paraná (Funrep), criado no ano 2020 com o objetivo de arrecadar recursos emergenciais para socorrer as empresas atingidas pela paralisação em função da pandemia de Covid-19. O G7 fará um novo apelo ao governador do Estado para que o fundo seja extinto. Fernando Moraes destacou que o governo  vem prorrogando o prazo de vigência do fundo, que vence no final deste mês (novembro). “Não há mais o porquê de sua existência. Precisamos que ele seja definitivamente extinto definitivamente”, afirmou Fernando Moraes.

Concessão

Durante o encontro, ficou estabelecido que o G7 fará o acompanhamento de todo processo de instalação das novas praças de pedágio no Estado. A ideia é cobrar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o cumprimento do cronograma além das pendências existentes no processo. Além disso, o presidente da Fetranspar, Coronel Malucelli, lembrou que a manutenção das estradas é fundamental até que seja implantadas as novas praças de pedágio. “Temos pela frente o transporte da safra, além das temporadas de chuvas, que danificam as rodovias. É preciso que o governo assuma a manutenção para que não vire o caos”, afirmou o presidente da Fetranspar.

Fonte e Foto: Faciap

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top