Concessionárias de pedágio pleiteiam repassar prejuízos da pandemia aos usuários de estradas

Concessionárias de pedágio pleiteiam repassar prejuízos da pandemia aos usuários de estradas

07 de maio, 2021

Na última quinta-feira (06/05), a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), realizou audiência pública com o objetivo de tornar conhecido a coleta de sugestões e contribuições, ao processo de elaboração da metodologia para o cálculo dos impactos causados pela pandemia de coronavírus no âmbito dos contratos de concessão de infraestrutura rodoviária sob gestão da ANTT, bem como da disciplina da respectiva recomposição do equilíbrio econômico-financeiro.

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná -  FETRANSPAR, ao lado de representantes da NTC&Logística e da Confederação Nacional do Transporte (CNT) acompanhou a apresentação feita pelo órgão e  rechaçou qualquer proposta que possa trazer mais oneração ao setor de transporte. “Todos os setores, todo o país, todo o Globo teve e está tendo prejuízos com a pandemia. Por que o pedágio quer dividir com a sociedade o seu eventual desequilíbrio? Por acaso quando ocorreu faturamento acima em anos anteriores, foram chamadas audiências públicas para redução de tarifa?”, indagou o presidente da FETRANSPAR e do Sest Senat no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli, destacando ainda que “os contratos assinados são de risco e as empresas sabem disso. Além do mais, a pandemia não foi só prejudicial a setor A ou B é unanimidade em toda a economia. Não podemos absorver prejuízos eventuais oriundos das empresas de pedágio”.

Não há espaço para aumento de tarifas

Ainda em abril, a FETRANSPAR já havia manifestado preocupação com a discussão aberta pela ANTT, uma vez que o setor de transporte de cargas também vem sofrendo as consequências da pandemia, assim como todos os outros setores da Economia.

“É hora das concessionárias que administram estradas, também assumirem o papel de empresas, não entendendo o negócio somente como mera exploração de rodovias, mas sim como um sistema que faz parte da economia. E para que elas possam ter seus negócios saudáveis, é necessário que outros setores também estejam saudáveis”, disse o presidente da FETRANSPAR, ainda no mês passado quando o assunto começou a ganhar campo.

Na visão do representante do setor de transportes de cargas do Paraná, as com concessionárias devem buscar outras formas para ajustar suas eventuais perdas. “O Governo Federal já divulgou pacotes de auxílio para o setor privado. É dessas decisões que as empresas devem buscar apoio e não repassar seus prejuízos aos usuários, até porque não se trata de algo pontual em suas estradas. Vivemos uma pandemia. Todos, empresas e cidadão estão sendo impactados por este virus. Entendemos que assim como todos os empresários, os donos de pedágio também estão preocupados. Mas é hora de  usar do bom senso, e a ANTT também deveria ir pela mesma linha de repensar pedidos desta natureza”, finaliza Malucelli.

Sugestão sobre o tema serão recebidas pela ANTT até o próximo dia 21 de maio.

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top