Cobrança de eixos suspensos vinculada ao MDF-e? Confira as orientações
01 de outubro, 2025
Documento eletrônico determina cálculo das tarifas de pedágio para veículos de carga
A Via Araucária reforça a orientação a transportadores e caminhoneiros sobre a relação entre o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) e a cobrança de eixos suspensos em rodovias concedidas.
De acordo com a regulamentação federal, quando o MDF-e estiver aberto, todos os eixos do caminhão são considerados no cálculo da tarifa de pedágio, mesmo que o veículo esteja vazio e com eixos suspensos, pois o sistema interpreta que há operação de transporte de carga. Os operadores das praças de cobrança não fazem conferência visual. A medida está baseada na Resolução ANTT nº 4.898/2015.
A recomendação é clara: para evitar cobranças desnecessárias, os transportadores devem encerrar o MDF-e assim que o caminhão for descarregado. O não encerramento do documento gera a cobrança automática sobre todos os eixos, inclusive os que não estão em contato com o solo.
Exemplo prático
Um caminhão de cinco eixos, circulando vazio, poderia levantar dois eixos para reduzir o custo do pedágio. No entanto, se o MDF-e permanecer aberto, a tarifa será calculada como se os cinco eixos estivessem em uso. Já com o documento encerrado, a cobrança passa a considerar apenas os três eixos efetivamente em contato com o solo, resultando em economia para o transportador.
A medida busca ampliar o controle e a transparência na movimentação de cargas, além de coibir práticas irregulares no transporte rodoviário. A Via Araucária destaca que continuará atuando como parceira dos transportadores, oferecendo informações claras e colaborando para uma operação mais eficiente e segura nas rodovias sob sua administração.
Tira-dúvidas
O que é o MDF-e?
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais é um documento digital que reúne informações sobre o transporte de cargas, obrigatório para operações rodoviárias em todo o país.
Por que os eixos suspensos são cobrados quando o MDF-e está aberto?
Porque o sistema entende que o caminhão está em operação de transporte de carga. Nesse caso, todos os eixos do veículo são considerados no cálculo da tarifa, mesmo os que não estão em contato com o solo.
Como evitar cobrança desnecessária?
Sempre que o veículo circular vazio, o transportador deve encerrar o MDF-e antes de passar pela praça de pedágio.
Qual o impacto prático?
Com o MDF-e encerrado, a cobrança leva em conta apenas os eixos efetivamente em uso, garantindo economia para o motorista e a empresa.
Como encerrar o MDF-e?
O encerramento pode ser feito por meio do portal da Secretaria da Fazenda. Mas, para facilitar a fiscalização, a orientação é que os transportadores utilizem o aplicativo Nota Fiscal Fácil, disponível para download, para fazer a gestão do MDF-e diretamente do celular, dispensando a exigência de certificado digital. Baixe o aplicativo neste QR Code.
Fonte: Via Araucária Foto: Divulgação
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
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