CBN - Veículos pesados não poderão acessar o ferry boat durante o feriado de Carnaval

CBN - Veículos pesados não poderão acessar o ferry boat durante o feriado de Carnaval

25 de fevereiro, 2022

Durante todo o feriado de Carnaval, que começa nesta sexta-feira (25) e segue até a próxima quarta-feira (2), veículos pesados não poderão acessar o ferry boat de Guaratuba, no litoral paranaense. A medida foi anunciada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Conforme a pasta, a decisão é necessária diante da situação emergencial pela qual o serviço passa nos últimos meses, inclusive, com a mudança da empresa que presta o serviço de travessia.
De abril de 2021 até o dia 09 de fevereiro de 2022, a empresa responsável foi a BR Travessias, única a participar do processo licitatório para prestação do serviço. Conforme o governo estadual, o contrato era de dez anos, mas durou apenas dez meses, com mais de 140 autuações e multas pelo não cumprimento do contrato.

Nesse curto período, foram pelo menos quatro situações de balsas e embarcações à deriva, falta de combustível em uma das balsas, além de filas de veículos, praticamente, durante todo o período do verão.
A atual empresa assumiu o serviço no dia 10 de fevereiro, com contrato emergencial que deve durar seis meses, até que um novo processo licitatório seja feito.

Por conta dos problemas já constatados e com a expectativa do aumento de volume de veículos no período de Carnaval, além de recomendações da Capitania dos Portos do Paraná e da atual operadora da travessia, o DER determinou a restrição de veículos pesados no ferry boat no feriado de Carnaval.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, frisou que o ideal é que os transtornos deixem de acontecer, mas que é preciso apoiar essa medida neste momento.

Roberto Justus afirmou que os problemas mais graves constatados anteriormente, não foram mais registrados com a mudança da empresa que presta o serviço.

Além disso, frisou que existe a possibilidade de que os dois atracadouros que foram interditados, possam ser utilizados novamente ainda no feriado de Carnaval.

O prefeito de Guaratuba pediu ainda paciência para que for utilizar a travessia pelas embarcações, pois, as filas ainda são ainda a principal dificuldade para o usuário.

Segundo o DER/PR, das 14h de sexta-feira até as 14h de quarta-feira será permitida apenas a travessia de veículos leves (motos, automóveis e pick-ups), veículos de emergência, veículos oficiais e ônibus de transporte coletivo intermunicipal (linhas metropolitanas). O valor segue sendo de R$ 8,90.
Fonte: CBN Foto: Folha do Litoral
 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top