Captação de Recursos: Qual a melhor estratégia?

Captação de Recursos: Qual a melhor estratégia?

29 de julho, 2020

O cenário formado com a pandemia que assolou o planeta obrigou empresários brasileiros a se reinventaram diante do período de crise, que não estava previsto para 2020.

Toda essa mudança repentina obrigou os gestores a lançarem mão das mais diversas estratégias para perpetuar seus negócios, fazendo também o governo trabalhar em várias frentes, para não deixar a economia do país cair num profundo abismo.

Recentemente, a Funcional Consultoria realizou dois webinars, um deles trazendo uma série de dicas e ações fundamentais para a recuperação dos negócios durante a quarentena e o outro tratou da captação de recursos em instituições financeiras. O último tema é atemporal e tem sido constantemente discutido com os gestores, afinal a pandemia apenas intensificou a busca por capital de giro em tempos mais difíceis, mas essa é a realidade periódica para algumas companhias dentro das suas estratégias de alavancagem. A busca de recursos externos para alimentar o fluxo de caixa não é algo que demonstra, necessariamente, falta de gestão financeira da empresa (pelo menos não deveria). Já as altas taxas de juros pagas são, muitas vezes, reflexos da falta de uma gestão operacional eficaz.

Muitos de vocês que estão lendo este artigo talvez não saibam ainda da importância do Balanço Patrimonial ou o Demonstrativo de Resultados da sua empresa para uma análise de crédito. Alguns podem ainda nem saber ao certo se a empresa está gerando lucro ou, pior, prejuízo. Segundo Waldemar Paetzold, diretor de negócios do Sicoob CrediCapital, um dos principais motivos para o entrave na liberação de crédito ou para aplicação maior de juros está nas demonstrações financeiras, que não refletem a realidade da empresa. Um breve exemplo disso são despesas alocadas em contas contábeis incorretas que geram índices econômicos distorcidos ou, até mesmo, nem contabilizadas.

O BNDES informou que as linhas emergenciais disponibilizadas pelos bancos já somam um total de R$13,5 bilhões aprovados. As linhas de crédito atendem desde a folha de pagamento, cadeias produtivas e até mesmo suspensão de pagamentos de contratos que estavam em andamento. Esses recursos têm sido disponibilizados pelos correspondentes bancários, ou seja, as instituições bancárias que já operam junto às empresas.

A atividade de transporte de cargas no modal rodoviário no Brasil ganhou ainda mais destaque nesse período, garantindo o abastecimento de norte a sul e movimentando a economia. Hoje, custos elevados e a concorrência com preços de fretes baixos, além da incidência de muita regulação pelos governos são fatores que prejudicam o bom andamento dos negócios. Mas o que difere uma transportadora mais competitiva de outra que amarga prejuízos? A profissionalização da gestão de empresas no setor. Transportadoras raramente fecham as portas por queda na demanda.

Isso demonstra que mais importante que ter crédito disponível, é ter planejamento na utilização do recurso, estratégias claras e orçamento definido. Naturalmente, as consultorias multidisciplinares exercem um papel fundamental nos períodos de incertezas, pois estão olhando para todo o mercado, em especial o do cliente.
Com a experiência necessária, as consultorias em gestão empresarial, planejamento financeiro, tributário e trabalhista, atuam com estratégias eficazes para situações de crise e desenvolvem planos de ação exclusivos, afinal estudamos, analisamos e nos aprofundamos à realidade única e particular de cada negócio, visando saúde e sustentabilidade financeira para trazer perenidade às empresas.

Fonte: Márcio Folle, Coordenador de Contas da Funcional Consultoria Foto: Ilustrativa

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top