Capacitação feminina no TRC

Capacitação feminina no TRC

27 de julho, 2020

A empresa Costa Teixeira Logistics, com matriz localizada em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, há cerca de quatro meses criou um programa de treinamento para motoristas de caminhão. Trata-se do Projeto ‘Cristais da Estrada’, que tem como objetivo capacitar e incluir mulheres no mercado de trabalho do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Parceira do projeto, a Unidade do Sest Senat Ponta Grossa, de 6 a 31 de julho, iniciou as aulas teóricas e práticas da primeira turma Escola de Motoristas. “Para nós, é uma excelente oportunidade para contribuir com a formação e entrada das mulheres neste segmento do mercado de trabalho, que é ocupado por 99,7% de homens, de acordo com o último levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT)”, ressalta a coordenadora do Sest Senat, Lucimara Braune.

Ao todo, 21 mulheres, selecionadas pela empresa Costa Teixeira, terão 48 horas de aulas teóricas e 28 horas práticas, aulas que estão sendo ministradas no Simulador de Direção e no caminhão. Em época de pandemia, as participantes estão divididas em três grupos, o que garante maior distanciamento e cuidado com a saúde, e ao mesmo tempo maior eficácia do treinamento, já que são apenas sete alunas por turma.

O conteúdo do treinamento utiliza metodologias ativas, onde as alunas são as protagonistas do aprendizado. Todo o conteúdo é explanado a partir de situações vivenciadas, o que promove uma maior dinâmica para as aulas. Mas, a maior expectativa delas são as aulas no Simulador de Direção e no próprio caminhão.

“Essa capacitação é uma oportunidade única, que irá nos preparar para enfrentar desafios reais da profissão. Nunca entrei em um simulador, é tudo novidade, mas tenho pesquisado bastante e com certeza, é um equipamento importante para desenvolvimento profissional, temos que aproveitar cada momento deste aprendizado”, avalia a aluna Ana Lucia Carneiro Chopek, moradora de Castro.

De acordo com a coordenadora do Sest Senat, as atividades em Simulador visam consolidar as habilidades psicomotoras dos alunos, direcionadas para o desenvolvimento de postura atitudinal de condução, primando pela redução do desgaste veicular e pelo desempenho seguro e econômico.

“Para essa formação, o Simular é essencial, pois a prática no equipamento proporciona aos alunos experiência para enfrentar desafios reais, isentando dos riscos da estrada”, explica Lucimara.

Até o final deste ano, o Projeto ‘Cristais da Estrada’ tem a expectativa de formar mais uma turma. “Nosso objetivo é realmente dar oportunidade às mulheres que desejam ingressar nesta profissão, mas com capacitação, treinamento, mostrando a realidade do dia a dia. Digamos que seja uma ‘peneira’ para aquelas com maior desempenho. Nossa ideia é que nosso quadro efetivo seja formado com, pelo menos, 10% de mulheres”, comenta o coordenador de RH da empresa Costa Teixeira, Ednei Ratim Maia, que é também coordenador do projeto. Atualmente, a empresa conta com cinco motoristas de caminhão, de um total de quase 500 que fazem parte do quadro.

Seleção

Interessadas em participar das próximas seleções podem se inscrever por meio do e-mail [email protected] Entre os requisitos estão:

- Possuir CNH categoria E;
- Ter experiência em transportes;
- Residir próximo de alguma filial da Costa Teixeira Logistics;
- Ter disponibilidade de viagem (longas distâncias);
- Não é necessária comprovação de experiência por CTPS

Serviço: Mais informações: [email protected] ou whatsApp (42) 9 8870-8776

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Jul/2020
Top