Bloqueios na BR-277 e BR-376 aumentam os custos dos transportadores
02 de dezembro, 2022
“Hoje, o custo operacional para fazer essa viagem está em R$ 60 milhões por dia. A velocidade média dos caminhões, que era de 65 km/h, baixou para 20 km/h, 18 km/h. Isso aumenta o tempo de viagem, o desgaste do caminhão, aumentam as diárias dos motoristas e dos transportadores agregados”, explica Coronel Malucelli.
O presidente da FETRANSPAR, Coronel Sérgio Malucelli, explica que as interdições da BR-277 e da BR-376, em razão das fortes chuvas do fim de novembro que provocaram deslizamentos de terras, aumentaram os custos diários do transporte rodoviário de cargas nas estradas. Com maior tempo de viagem, em razão de desvios e diminuição da velocidade por conta de pista simples, os transportadores viram aumentar os custos.
“Na BR-277, que ficou dois dias interditada no sentido Curitiba ao Litoral, o prejuízo com os caminhões parados chegou a R$ 41 milhões. A rodovia foi liberada com a passagem em uma pista ontem (1), às 15h30, para a descida ao litoral”, disse o Coronel Malucelli.
Já na BR-376 não há nenhuma previsão de quando a estrada será liberada. O desvio para chegar até Florianópolis aumenta a viagem para 18 horas, pois são 370 quilômetros de trajeto, grande parte em pista simples. “Hoje, o custo operacional para fazer essa viagem está em R$ 60 milhões por dia. A velocidade média dos caminhões, que era de 65 km/h, baixou para 20 km/h, 18 km/h. Isso aumenta o tempo de viagem, o desgaste do caminhão, aumentam as diárias dos motoristas e dos transportadores agregados”, explica o Coronel Malucelli.
Fonte: Comunicação FETRANSPAR
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
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