Portos de Paranaguá e Antonina registram alta de 5% nas exportações em 2022

Portos de Paranaguá e Antonina registram alta de 5% nas exportações em 2022

10 de outubro, 2022

O embarque de cargas pelos portos de Paranaguá e Antonina teve alta de 5%, tanto no volume mensal quanto no acumulado dos nove meses do ano. Das 44 milhões de toneladas movimentadas, de janeiro a setembro, 61,6% foram de exportação.

Apenas no mês passado, o volume de produtos carregados com destino ao Exterior somou 3 milhões de toneladas, contra 2,8 milhões em setembro do ano passado.

Os maiores aumentos ocorreram nos embarques de milho, farelo e óleo de soja e carga geral.

No total, a exportação de granéis sólidos somou 19 milhões de toneladas embarcadas neste ano. O volume é 2% superior ao registrado no mesmo período em 2021, com 18 milhões toneladas.

No segmento, o milho alcançou o maior aumento: 425%. Enquanto no ano passado, de janeiro a setembro, foram carregadas 653 mil toneladas do cereal pelo Porto de Paranaguá, em 2022 o volume subiu para mais de 3 milhões de toneladas.

As exportações de farelo de soja cresceram 11%. Entre os granéis líquidos de exportação, o destaque está no volume de óleo de soja carregado pelos portos paranaenses. Neste ano o volume é 42% superior às toneladas embarcadas em 2021.

Considerando os dois sentidos do comércio exterior, o volume movimentado pelos portos de Paranaguá e Antonina, neste ano, é praticamente o mesmo contabilizado em 2021.

Fonte: CBN Foto: Divulgação

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top