25 ANOS - Região Oeste do Paraná ganha simulador de trânsito

25 ANOS - Região Oeste do Paraná ganha simulador de trânsito

30 de agosto, 2018

Confira discurso na íntegra:

Agradecemos a presença de todos para este momento importante para o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) aqui em foz do iguaçu, na Tríplice Fronteira.

Esta região é a quarta no nosso estado a receber o simulador de direção e coincide com as comemorações alusivas aos 25 anos da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR).

Antes de falar sobre o projeto em si, quero registrar um sentimento muito pessoal sobre o sest senat: desde que assumimos a representação das entidades, via fetranspar, aprendemos muito. O setor de transporte de cargas começou a ter um olhar mais aguçado sobre a importância dos serviços prestados ao trabalhador. Isso é de extrema importância para a qualidade de vida dos nossos colaboradores.

Outras unidades pelo paraná estão sendo construídas com investimentos que ultrapassam os R$ 100 milhões de reais. Certamente isso vai contribuir para que mais e mais trabalhadores e seus familiares usufruam – gratuitamente - dos serviços ofertados.

E aqui para a região oeste trazemos o projeto simulador de direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito, possibilitando o aprimoramento e formação profissional de motoristas do transporte de cargas e passageiros.

O projeto é uma ação inovadora do sest/senat nacional que coloca tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte.

E para a região de foz do iguaçu já trazemos novidades na própria ferramenta. adianto que o software do simulador já tem a capacidade de simular os níveis de alcoolemia e sonolência de motoristas – fatores que mais geram acidentes em estradas e o participante poderá ver como ele dirigiria se estivesse – hipoteticamente nestas condições. É mais uma forma de conscientização.

É importante frisar que as aulas são gratuitas a todos os motoristas do setor de transportes de cargas. A sugestão que queremos dar aos empresários é que disponibilizem algumas horas dos colaboradores para essa capacitação.

Uma alternativa que tem dado certo é programar esses cursos para dias que antecedam as férias ou no retorno do colaborador, após o descanso. eu como empresário posso afirmar que os benefícios sociais e econômicos deste projeto não demoram a aparecer.

Então, utilizem desta estrutura disponível a todos que trabalham no transporte de cargas aqui da região Oeste do Paraná.

Agradeço mais uma vez a presença de todos e convido para que conheçam mais de perto esta importante ferramenta.

Presidente em exercício da FETRANSPAR, Carlos Vieira.

 

Fotos: Silvio Vera

 

 

 

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top