Home / Giro Pelo Setor / Terminal de Contêineres de Paranaguá bate recorde de produtividade
Terminal de Contêineres de Paranaguá bate recorde de produtividade
02 de agosto, 2024
Terminal de Contêineres de Paranaguá bate recorde de produtividade
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, alcançou um recorde histórico de produtividade para o primeiro semestre: 37% de crescimento acumulado na movimentação de contêineres, número que chegou a 780.457 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés). No ano passado, 569.601 TEUs haviam sido movimentados no mesmo período.
As exportações de contêineres pelo terminal alcançaram uma alta 35%, chegando a 296.396 TEUs, enquanto as importações cresceram 19%, atingindo a marca de 148.902 TEUs.
Segundo o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, Giovanni Guidolim, “o aumento da produtividade no Ttrminal mostra a confiança do mercado em operar por Paranaguá, uma vez que conseguimos oferecer serviços personalizados e atendimento especializado aos nossos clientes de diversos segmentos."
No primeiro semestre 2024, os setores que mais exportaram foram o de carnes e congelados (127.136 TEUs), madeira (66.648 TEUs), e papel e celulose (49.582 TEUs), que registraram um crescimento de 5%, 78%, e 106%, respectivamente. Já nas importações, os mercados de maior destaque foram o automotivo e de veículo (42.691 TEUs), e de químicos e petroquímicos (21.792 TEUs), com altas de 10% e 49%, respectivamente.
Todo este volume de cargas também trouxe um novo recorde de produtividade no cais do terminal: 511 navios atracam nos primeiros seis meses, número 30% superior aos 393 registrados no mesmo período de 2023.
Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores destaca que “o recorde está alinhado com a estratégia da TCP de atuar como um hub portuário, centralizando as operações dos armadores de maneira segura e eficiente, garantindo, assim, maior capacidade de movimentação e novas oportunidades de negócios para o trade brasileiro."
Com a chegada de duas novas linhas de longo curso e duas de cabotagem neste ano, a TCP conta hoje com 20 serviços marítimos e 24 escalas semanais.
Fonte e Foto: Gazeta do Povo
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais