SINTROPAR - Comunicado oficial aos transportadores do Oeste Paranaense

SINTROPAR - Comunicado oficial aos transportadores do Oeste Paranaense

10 de novembro, 2021

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (SINTROPAR) vem a público informar a grave situação que o setor passa e que vem se agravando mais diante dos constantes aumentos tarifários que as transportadoras estão enfrentando.

Em 2021, frente a um mundo se reajustando aos reflexos da pandemia, nosso segmento, responsável pelo tráfego de mais de 65% de tudo que é transportado no país, vem sendo impactado negativamente pelas importantes mudanças no cenário macroeconômico.

Os principais itens que formam o custo das operações de transporte, sofreram elevados aumentos de preço, tais como:

• O óleo diesel, que representa em torno de 46,08% do custo direto, subiu 65,3% no ano;

• Os juros básicos (SELIC) nos últimos seis meses evoluíram de 2% para 8,5% (projeção para outubro/21). Os spreads bancários também subiram cerca de 2 pontos percentuais;

• Os preços de caminhões e implementos rodoviários aumentaram mais de 50%;

• A inflação setorial superou 30% no período.

Este cenário se agrava com a prática cada vez mais difundida pelos usuários de fazer BID’s frequentes e aumentar os prazos de pagamentos, muito longos em alguns setores, enquanto os itens mais relevantes dos custos da atividade são materializados imediatamente (diesel, pedágios, mão de obra, entre outros).

A prática de prazos longos vai no sentido oposto à racionalidade dos custos logísticos, já que são sustentados pelos transportadores, que têm menos acesso ao crédito, arcando ainda, com taxas reconhecidamente elevadas. Este modelo transfere para os transportadores o ônus de financiamento das vendas, além do elevado custo dos investimentos.

A capacidade de investimento do setor ficou substancialmente reduzida, com a elevação dos preços dos ativos e do custo de capital, já que as margens de lucro do segmento são historicamente baixas.

Portanto, visando preservar a viabilidade econômica das empresas para que continuem a prestar serviços dentro de padrões de sustentabilidade e ética, o SINTROPAR, junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Toledo - SINTRATOL e o Núcleo das Transportadoras, com apoio da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná - FETRANSPAR e a Transpocred, irão promover uma palestra com o especialista em transporte e assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, focada em passar informações vitais para que o transportador saiba como cancelar os fretes vigente à situação atual do setor e do país.

Com o objetivo de fornecer aos participantes conceitos importantes sobre preço e custos do transporte rodoviário de carga, tais como: planilha de custos operacionais, composição do frete, fatores de influência, componentes tarifários, modelagens de tabelas de fretes e formas de reajustar fretes entre outros, o evento será realizado nas cidades de Cascavel e Toledo nos dias 23 e 24 de novembro. Associados das entidades possuem desconto para participarem do encontro.

Mais informações:

SINTROPAR - (45) 3225-714, (45) 99908-0707 ou e-mail: [email protected]

SINTRATOL - (45) 3252-2525; (45) 99904-0056 ou e-mail: [email protected]

Fonte: Sintropar Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top