SEST SENAT - Treinamento e tecnologia contribuem para aumentar segurança no trânsito

SEST SENAT - Treinamento e tecnologia contribuem para aumentar segurança no trânsito

25 de outubro, 2017

Condutores saudáveis e bem treinados propiciam um trânsito mais seguro. O SEST SENAT oferece sua contribuição à sociedade na medida em que disponibiliza cursos voltados para a segurança no trânsito, como o de direção preventiva e o de direção segura para caminhoneiros, motoristas de ônibus e taxistas. Oferece ainda o curso de prevenção de comportamentos inseguros nas rodovias, entre outros.

Motorista há oito anos, Neulandes Ferreira da Silva já fez três cursos no SEST SENAT. Está preparado para transportar produtos perigosos, cargas indivisíveis e passageiros. “Você sai dos cursos totalmente apto para exercer sua função como motorista”, diz. Para ele, a contribuição do SEST SENAT para aumentar a segurança nas vias é inquestionável, principalmente por meio das lições de direção defensiva. “Se você vai pilotar, seja ônibus, carro, caminhão ou moto, tem a direção defensiva para você se conscientizar de que não é só entrar no veículo e pilotar. É ter a consciência do que você está transportando e do que está fazendo como profissional”.

Uma importante inovação na capacitação dos profissionais são os simuladores híbridos de direção voltados a motoristas de cargas e de passageiros. Os equipamentos, disponíveis em 75 unidades do país, simulam situações vividas nas estradas e em vias urbanas, como obstáculos, neblina, chuva forte, manobras arriscadas em subidas e descidas íngremes.

Para o gerente-técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária, Renato Campestrini, quanto mais qualificado o condutor, melhor para a segurança do trânsito. “Treinamentos de qualidade são de suma importância. Profissionais mais capacitados conhecem a dinâmica do trânsito, conduzem de forma responsável e desenvolvem percepção para o risco de acidentes”, avalia.  Ele considera a iniciativa do simulador de direção do SEST SENAT extremamente eficaz. “A experiência de outros países mostra que o equipamento reduz o número de acidentes.”

Outro ponto fundamental, segundo o especialista, são as campanhas de informação. “Muitas vezes, os motoristas se esquecem da forma segura de conduzir e desconhecem alterações nas leis.” Entre as ações do SEST SENAT, está a campanha nacional do trânsito, realizada anualmente. Em 2017, o mote foi “Tolerância – quem leva para o trânsito também leva para a vida”. A ação integra o Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes. Neste ano, a instituição realizará a campanha de redução de acidentes e roubos de cargas e passageiros nas rodovias. Estão previstos seminários de prevenção, blitze educativas, atividades culturais, caminhadas e palestras.  

Fonte: SEST SENAT Foto: Arquivo SEST SENAT

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top