SEST SENAT - Semana Nacional do Trânsito em Maringá

SEST SENAT - Semana Nacional do Trânsito em Maringá

21 de setembro, 2018

O SEST SENAT Unidade Maringá, no último dia 18, participou da abertura da Semana Nacional de Trânsito, instituída com advento do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que entrou em vigor em 1998.

O cerimonial foi realizado no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, tendo como tema “Trânsito é feito de gente. E gente merece respeito”.

Na ocasião, além da apresentação de uma peça teatral com alunos do Instituto Estadual de Educação, conscientizando sobre a conduta no trânsito, foi ministrada uma palestra educativa, orientando os alunos das escolas públicas presentes sobre os cuidados e procedimentos indispensáveis à segurança.

Durante o evento, que contou com a participação de representantes do poder executivo e legislativo, Ministério Público, Detran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem e Universidade de Maringá, diversas autoridades discorreram sobre os números referentes aos acidentes de trânsito com vítima fatal na cidade. Somente em 2018, 34 pessoas perderam a vida na área urbana, sendo 18 motociclistas, 8 pedestres, 6 ciclistas e 2 de acidentes envolvendo carros.

Nessa dura estatística são contabilizadas somente as vítimas que faleceram em vias urbanas sob a jurisdição do município, que, segundo estimativas do IBGE, tem 417 mil habitantes e é o que mais cresce no estado nos últimos anos, o que reforça a preocupação com segurança viária. Maringá tem cerca de 311 mil veículos, a terceira maior frota de veículos do estado. Desse total, 60,033 são de moto, as vilãs nos acidentes com vítima fatal na cidade.

De acordo com o Secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur estão sendo feitos diversos investimentos em infraestrutura e em educação voltada ao trânsito. “Tivemos uma redução de 34% nos acidentes depois da implantação dos novos pardais e estamos empenhados em diversas outras ações. O foco da nossa campanha, este ano, é o motociclista, pedestre e idoso, que tem sido as maiores vítimas”, ressalta Purpur.

O SEST SENAT é um dos parceiros do evento, organizado pela Prefeitura da cidade. Segundo o Gerente da Unidade Operacional de Maringá, Geasi Oliveira de Souza, a Semana do Trânsito é uma das ações de maior impacto e de reflexão sobre as atitudes e comportamentos nas vias públicas, pois ninguém está isento dos riscos no trânsito. “Para tanto precisamos repensar e avaliar as nossas atitudes, já que a segurança no trânsito depende de todos nós”, ressalta Souza.

O SEST SENAT tem papel importantíssimo na construção de um trânsito mais seguro e humano. “Para se ter uma ideia, 980 condutores de veículos foram treinados em nossa unidade somente no primeiro semestre de 2018. Isso significa que estamos inserindo no mercado de trabalho motoristas com melhor capacitação e mais conscientes das consequências de suas atitudes no trânsito”, esclarece o Gerente.
O evento foi programado por meio da união de esforços de vários parceiros que possibilitaram inúmeras ações, como, por exemplo, na área de saúde, culto ecumênico, abordagem educativa à motociclistas, jogo de futebol, apresentação de bandas, passeio de motociclistas e passeios ciclístico que ocorreram em diversos bairros da cidade e também no Distrito de Floriano.

O Promotor de Justiça, Dr. Maurício Kalache, Coordenador da Rede de Segurança Viária, ressaltou que a tragédia no trânsito envolve pessoas, seres humanos e que devemos concentrar esforços no sentido de diminuir tal problema. “Filhos, irmãos, vereadores, policiais, prefeitos poderão ser atropelados por um automóvel”, concluiu Kalache.
Na Semana Nacional do Trânsito em Maringá, que começou no último dia 18 vai até 25 de setembro, está programado um rol de ações contemplando Maringá e o distrito de Floriano, que completa 71 anos de fundação.

Fonte: SEST SENAT/Maringá Fabio da Silva Adão

 

 

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top