SEST SENAT - Mais de 200 opções de capacitação na plataforma a distância

SEST SENAT - Mais de 200 opções de capacitação na plataforma a distância

22 de dezembro, 2017

Anderson Arruda trabalha no setor de transporte, mais precisamente na área de controle de armazenagem e carga do Porto de Pecém (CE). A movimentação por contêineres faz parte da sua rotina diária, assim como a verificação da documentação das cargas e as informações referentes a cada cliente do porto. Por trabalhar em uma atividade essencialmente técnica, ele sentiu necessidade de aperfeiçoar o conhecimento. Foi quando conheceu os cursos a distância oferecidos pelo SEST SENAT e teve a oportunidade de se capacitar.

“Só este ano fiz os cursos de unitização e movimentação de contêineres e de administração de terminais portuários. E ainda pretendo fazer outros dez.” Ele explica que, como trabalha em regime de plantão, considera a educação a distância mais adequada à sua realidade. “Sou disciplinado. Quando decidi cursar os módulos, escolhi um horário fixo e me comprometi com a atividade”, lembra. Segundo Arruda, a parte visual assim como a navegabilidade e o conteúdo do portal são ótimos. “O site é bem intuitivo. Adorei e venho aplicando os conhecimentos no meu trabalho”, acrescenta.

Arruda é apenas um dos usuários que utilizam a ferramenta do SEST SENAT. Entre janeiro e outubro deste ano, a plataforma já registrou mais de 15 milhões de acessos. A instituição vem inovando e ampliando a cada dia a oferta de treinamentos a distância. Em 2015, eram sete cursos; em 2017, já são mais de 200. Todos certificados e gratuitos nas áreas de transporte, gestão, educação, saúde e aspectos comportamentais. Os cursos são autoinstrucionais, ou seja, o aluno estuda quando e onde quiser. “A educação a distância é uma forma de agregar conhecimento e de democratizar o acesso ao ensino. O nosso objetivo é levar o processo de aprendizagem para um número cada vez maior de pessoas e empresas”, afirma a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

Além de ser um instrumento de universalização do conhecimento, a educação a distância também pode ser uma importante ferramenta para empresas que pretendem instituir ações de educação corporativa. De acordo com o diretor da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Stavros Xanthopoylos, as instituições perceberam rapidamente o poder da ferramenta na complementação profissional. “Quando sabem usar os cursos dentro de uma estratégia educacional, além de permitirem a aprendizagem, as corporações criam um sistema extremamente dinâmico e integrado de gestão do conhecimento, que vai muito além da formação”, explica.

As empresas aéreas, por exemplo, são grandes beneficiárias dos cursos oferecidos pelo SEST SENAT. A instituição possui mais de 30 cursos a distância voltados exclusivamente para o setor. Entre eles estão os de conceito de aerodinâmica e de controle de voo, trabalho em oficinas e até mesmo manuseio de aeronaves em solo e procedimentos de pista. De acordo com o diretor de Segurança e Operações de Voos da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Ronaldo Jenkins, boa parte dos colaboradores das companhias tem o hábito de se capacitar por iniciativa própria. “É muito importante ter os cursos do SEST SENAT à nossa disposição. Precisamos difundir isso para que a nossa mão de obra se beneficie de qualificação extra e do acesso a esse tipo de informação”, diz.

Em recente parceria, o Grupo Protege, representante do setor de Logística de Valores, também aderiu aos cursos oferecidos pela instituição. Após divulgação em uma plataforma interna para os empregados, o grupo oferecerá os cursos do SEST SENAT a partir de janeiro de 2018 como mais uma opção da universidade corporativa já existente na empresa.

“Enxergamos uma oportunidade de agregar conteúdo para os nossos 18 mil colaboradores. Há cursos categorizados e ainda estamos avaliando aqueles que são comportamentais ou técnicos que terão aderência com a nossa realidade", explica o executivo corporativo de Recursos Humanos e Comunicação, Jorge Almeida. Ele lembra que a intenção do grupo ao fechar a parceria foi de se aproximar de uma instituição de reconhecida excelência.

Almeida acrescenta ainda a preocupação em investimentos constantes em recursos humanos. A plataforma de cursos a distância, segundo ele, é um dos pilares dessa estratégia de melhor capacitação dos colaboradores. “O treinamento presencial é positivo, mas de certa forma impede a democratização do conhecimento”, pondera.

Maturidade

Questionado sobre o preconceito que algumas pessoas possuem em relação à educação a distância, o diretor da Abed, StavrosXanthopoylos, é enfático: “ter preconceito com a EaD significa ‘preconceituar’ a forma pela qual a pessoa adquire conhecimento?”, questiona.

Entre os pontos positivos da metodologia, segundo ele, estão a flexibilidade de tempo, o melhor aprendizado sobre o uso das ferramentas, o incentivo à disciplina, a adaptação para trabalhos em grupo, além do fato de o aluno ler e escrever mais.

As empresas interessadas em capacitar seus empregados nos cursos a distância gratuitos oferecidos pelo SEST SENAT podem acessar o portal e conhecer os cursos disponíveis. Além das corporações, qualquer pessoa pode ter acesso aos cursos gratuitos.

Fonte: Evie Gonçalves e Natália Pianegonda Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Ago/2019
Top