SEST SENAT - Como compreender e enfrentar problemas com álcool e drogas

SEST SENAT - Como compreender e enfrentar problemas com álcool e drogas

09 de agosto, 2017

O consumo de álcool e drogas é uma escolha. E também pode ser uma doença. Portanto, deve ser tratado como tal.

Conheça cinco cursos gratuitos e a distância oferecidos pelo SEST SENAT que ajudam a compreender esse problema e encontrar auxílio para tratamento, além disso, a adotar hábitos de vida que melhoram a saúde física e mental.

Qualquer pessoa pode realizar os cursos. Basta ter acesso à internet.

1 – Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença que aflige boa parte da população. Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que os brasileiros estão entre os que mais abusam do consumo de bebidas alcoólicas no mundo. No Brasil, 12,2% da população bebe em grandes quantidades de uma só vez, enquanto a média mundial é de 7,5%. E a estimativa é que existam mais de 4 milhões de alcoólatras com mais de 15 anos no Brasil. O curso do SEST SENAT pretende estabelecer uma conversa com os trabalhadores do transporte e com o público em geral sobre esse assunto de importância social.

2 – Tabagismo

O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, mais de um bilhão de pessoas, seja de fumantes. Pesquisas comprovam que, aproximadamente, 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças. Por meio deste curso do SEST SENAT, é possível compreender o conceito de tabagismo, sua classificação e o que acarreta o vício, gerando dependência tanto física quanto psicológica. O curso é direcionado ao público em geral e traz informações acerca de tratamentos e sobre como o fumante pode se livrar do cigarro.

3 – Drogas: previna sua família

Este curso propõe uma discussão sobre um tema desafiador para as famílias brasileiras: como combater as drogas dentro e fora de casa. Diante disso, o curso Drogas: previna sua família, voltado para os trabalhadores do transporte e seus familiares, apresenta conceitos, classificações e os efeitos que o uso das drogas pode gerar no corpo das pessoas.

4 – Saúde Mental

O uso de álcool e drogas muitas vezes está associado à fuga de situações de estresse ou dificuldades pessoais. Por isso, cuidar da saúde mental também é um passo importante para prevenção e combate ao vício ou ao consumo dessas substâncias. O curso Saúde Mental tem como objetivo conscientizar as pessoas acerca da importância de se estar atento à saúde mental, sabendo quando se deve procurar auxílio de um profissional, quais são os principais transtornos mentais e, também, como se pode tratar a dependência de álcool e outras drogas.

5 – Hábitos de Vida Saudáveis

Cada vez mais, especialistas comentam sobre a importância de adquirirmos hábitos saudáveis para envelhecermos bem e, sobretudo, encontrarmos um ponto de equilíbrio entre trabalho, família e lazer. Este curso apresenta aos trabalhadores do transporte e aos seus familiares hábitos de vida saudáveis. Além disso, conscientiza sobre a importância de se fazer uso desses novos conceitos e dicas junto à família.

Atendimentos no SEST SENAT

Se você conhece alguém que precise de apoio profissional, o SEST SENAT está de portas abertas para ajudá-lo. As nossas Unidades Operacionais localizadas em todo o Brasil oferecem Assistência Psicológica aos trabalhadores do transporte. Encontre a Unidade mais próxima a você e saiba mais sobre esse serviço.

Mobilização nacional

O SEST SENAT promove, no mês de agosto, uma mobilização nacional para combater o uso de álcool e drogas nas estradas. O objetivo é orientar os profissionais do transporte acerca das reações que o corpo pode ter ao ingerir álcool e outras drogas enquanto dirige e dos perigos do uso indevido dessas substâncias.

Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top