PT - Para fortalecer a marca, Ford apresenta a linha Cargo Power 2019
  • 25-anos
  • despoluir
  • sest senat

PT - Para fortalecer a marca, Ford apresenta a linha Cargo Power 2019

16 de abril, 2018

A Ford Caminhões lançou a linha Cargo Power 2019 que, segundo a própria companhia, faz parte de sua estratégia para fortalecer a posição da marca no segmento de médios e pesados. Ela é formada por seis modelos equipados com o novo motor de 306 cavalos e capacidades de 17 a 31 toneladas de peso bruto total (PBT), com trações 4x2, 6x2, 6x4 e o lançamento 8x2.

Os modelos que compõem a nova linha são o 1731 chassi rígido, o 1731T cavalo-mecânico, o 2431 6x2 com transmissão manual ou automatizada, o 2631 6x4, o 3131 6x4 e o 3031 8x2 com transmissão manual ou automatizada.

O trabalho de engenharia para a nova motorização aplicada aos modelos da linha envolveu 400 mil km de testes de desenvolvimento e durabilidade. Essa rodagem incluiu também regiões de altitude elevada, como o Deserto do Atacama, no Chile (a 4.800 metros), Ibagué, na Colômbia (a 3.250 m), e Campos do Jordão, em São Paulo (a 1.600 m). Para a validação do motor foram realizadas, ainda, 6 mil horas de testes em dinamômetro.

Características

A linha Cargo Power é equipada com o novo motor ISB 6.7 L da Cummins e, de acordo com a montadora, é o mais forte da categoria entre os motores com até 7 litros. O trem de força tem potência de 306 cv (a 2.100 rpm) e torque de 1.100 Nm, com curva ampla e elevada disponível já em baixa rotação (a 1.100–1.900 rpm). Comparado ao motor do Cargo 2429 6x2, de 950 Nm, ele traz um ganho no torque final de 16%.

“Essa característica faz uma grande diferença no desempenho do veículo e é sentida principalmente nas retomadas e ultrapassagens, situações em que o motor ‘enche’ mais rápido e responde com agilidade. E, o que é mais importante, faz isso com economia de combustível”, explica o gerente de Powertrain da Ford Caminhões, Nelson Palmério.

Divulgação

O motor ISB 6.7 usa um novo turbo com carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, incluindo válvula de alívio (wastegate). Além de proporcionar uma combustão mais homogênea, ele melhora a resposta do motor em retomadas. Tem também um filtro de ar com maior capacidade de vazão, de 25 m³ por minuto, novos bicos injetores e software eletrônico reprogramado. O sistema de refrigeração foi redimensionado, com novo ventilador e intercooler.

Os demais elementos do trem de força foram igualmente trabalhados para poder operar com maior nível de torque e potência. A transmissão adota uma nova calibração, que foi acompanhada pela adequação da embreagem. O cardã e o eixo traseiro, mais robustos, também são de uma nova série com relação específica para a linha.

Trucado estradeiro

A grande aposta da Ford na linha Cargo Power 2019 é o 2431 6x2, trucado estradeiro. O modelo médio, com peso bruto total de 24 t, é resultado de um projeto que privilegia a durabilidade e a versatilidade de aplicações. Entre suas características estão a maior agilidade nas retomadas e segurança nas ultrapassagens, que aumentam a produtividade das viagens com a mesma eficiência no consumo de combustível.

“O novo Cargo Power 2431 é um grande lançamento que reforça a nossa proposta de trazer produtos inovadores para o mercado, com soluções focadas nas suas reais necessidades”, diz o diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul, João Pimentel. Ele completa dizendo que seu projeto foi desenvolvido a partir do desejo dos clientes do segmento, que demandavam por um veículo mais potente e eficiente sem abrir mão da economia.

Fonte e Foto: Portal Tecnologística

Comente pelo Facebook

25 ANOS

Visite o hotsite em comemoração aos 25 Anos

saiba mais
DESPOLUIR

Programa Ambiental do
Transporte

saiba mais
SEST SENAT

Serviço Social do Transporte
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

saiba mais
JORNAL Set/2018
Proluv
Top