Home / Giro Pelo Setor / Projeto que reduz IPVA é aprovado em primeira votação
Projeto que reduz IPVA é aprovado em primeira votação
05 de setembro, 2025
A segunda votação do projeto está prevista para a sessão plenária da próxima terça-feira (9)
Foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, o projeto de lei que reduz em 45% o IPVA no Paraná. Antes de ir à plenário nesta terça-feira (2), o texto recebeu parecer favorável nas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças da Assembleia Legislativa do Paraná.
O líder no Governo Legislativo, deputado Hussein Bakri (PSD), defende que a diminuição da carga tributária vai proporcionar alívio para as famílias paranaenses. Segundo ele, o dinheiro poupado vai aumentar a capacidade de consumo e, consequentemente, vai trazer impactos positivos para a economia.
Com a redução, a alíquota no estado será a mais baixa do Brasil, passando de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal dos veículos. A medida foi anunciada pelo governador Ratinho Junior (PSD) em agosto e beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas.
Um dos mecanismos de compensação para garantir a arrecadação é o aumento da multa por atraso, que vai passar de 10% para 20%. A expectativa é que a medida represente uma queda na inadimplência. Para o líder da oposição, deputado Arilson Chiorato (PT), a redução no valor repassado aos municípios é um ponto que preocupa.
Uma emenda apresentada propõe que o Estado banque o valor, que deve chegar a 11 bilhões entre 2026 e 2028, sem prejuízos aos municípios.
A segunda votação do projeto está prevista para a sessão plenária de terça-feira da próxima semana. A estimativa é que o projeto siga para sanção no máximo até o dia 15 deste mês. Se aprovada, a isenção começa a valer em 2026.
Fonte: Band News Foto: Orlando Kissner
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais