Home / Giro Pelo Setor / Produção de grãos foi encerrada em 350 milhões de toneladas
Produção de grãos foi encerrada em 350 milhões de toneladas
12 de setembro, 2025
Para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, há muito o que comemorar
A produção brasileira de grãos na safra 2024/2025 atingiu volume de 350 milhões de toneladas, estabelecendo um novo marco na série histórica. O número supera o melhor desempenho anterior, registrado na temporada 2022/2023, quando foram colhidas 324 milhões de toneladas.
Conforme o levantamento divulgado nesta quinta-feira (11), pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o crescimento representa um avanço de 16,3% em relação à safra passada. As culturas de milho, soja, arroz e algodão respondem por cerca de 95% (47 milhões de toneladas) desse aumento.
O bom desempenho é atribuído, principalmente, à expansão de 1,9 milhão de hectares na área plantada e às condições climáticas favoráveis, especialmente na região Centro-Oeste, com destaque para o estado de Mato Grosso.
O diretor-presidente da Conab, João Edegar Pretto, detalha que o resultado fortalece a segurança alimentar do país.
O resultado da produção agrícola brasileira é considerado um dos agentes de redução dos preços nas prateleiras dos supermercados.
Para o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, há muito o que comemorar.
O levantamento aponta ainda que a soja registra produção recorde estimada em 171 milhões de toneladas; marco na média nacional nas lavouras de milho, com aumento esperado em 20,9%; e um marco para o algodão, com a produção da pluma sendo estimada em cerca de quatro milhões de toneladas.
Para o arroz, que já possui colheita encerrada, a produção alcançou 12 milhões de toneladas. No caso do feijão, a estimativa da Conab traz uma produção próxima a 3 milhões de toneladas, somando-se as três safras do grão, o que garante o abastecimento interno do País.
Entre as culturas de inverno, o trigo merece destaque. Apesar da redução de 19,9% na área plantada, a produção está estimada em 7,5 milhões de toneladas nesta safra, com a semeadura já concluída em todo o país.
Fonte: Band News Foto: Wenderson Araujo Trilux
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais