Portos lançam campanha preventiva de inverno para combate à dengue

Portos lançam campanha preventiva de inverno para combate à dengue

21 de julho, 2017

Portos lançam campanha preventiva de inverno para combate à dengue

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) lançou nesta sexta-feira (21), em reunião com todos os terminais e operadores portuários, uma nova campanha de combate à dengue com o slogan “Prevenção Sempre”.

A campanha preventiva de inverno traz a imagem do mosquito Aedes aegypti sendo esmagado por um contêiner. Já a outra arte da campanha mostra um funcionário atuando na pulverização de áreas. São dois cartazes e dois folders que serão distribuídos para toda a comunidade portuária, com o seguinte texto: “Não importa a época do ano, os perigos do mosquito continuam. Prevenção é um dever de todos, sempre. Vamos eliminar o mosquito da próxima estação”.

Engajamento

O material, que poderá ser retirado na sede da Appa, também informa as ações diárias promovidas nas áreas do Porto Organizado e a importância do engajamento das empresas para fortalecer o trabalho de prevenção.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a campanha preventiva visa divulgar e fortalecer as ações existentes para evitar a proliferação do mosquito. “Queremos ampliar os espaços para discussão do combate à dengue nas empresas, com monitoramento continuado da evolução do mosquito e alinhamentos estratégicos mensais, além das campanhas de conscientização nas mídias”, afirmou Dividino.

Todo o trabalho da Appa recebeu o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, que está subsidiando os portos do Paraná e a cidade de Paranaguá com informações de estudos e monitoramento do mosquito transmissor.

Histórico

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina mantém ações permanentes de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho inclui ações de higiene e limpeza, educação ambiental com foco na saúde pública, divulgação com material informativo em todas as comunidades da baía de Paranaguá e Antonina sobre as formas de prevenção; diagnóstico e monitoramento das áreas prioritárias para ações de combate à dengue e inserção do tema no Projeto Porto Escola, voltado a crianças da rede Pública de Ensino.

A diretoria de Meio Ambiente do Porto também ampliou (desde 2015) o trabalho de varrição de ruas e avenidas dentro da área do cais e do Porto Organizado. Poças de água estão sendo eliminadas por máquinas e foi criado um cronograma de pulverização diária nas áreas mais propensas ao surgimento do mosquito para eliminar possíveis criadouros.

Os Portos do Paraná estão orientando ainda, diariamente, os cerca de dois mil funcionários que atuam na área administrativa e no cais do Porto de Paranaguá, motoristas de caminhões e colaboradores de empresas terceirizadas.

O trabalho tem o apoio da Sessão de Assistência Médica e Social do Porto de Paranaguá, Seção Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho, Diretoria de Meio Ambiente, Consultoria e Projetos Ambientais e Sindicatos.

Fonte: Bem Paraná

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top