Home / Giro Pelo Setor / Porto de Paranaguá registra recorde de embarcação com novo calado
Porto de Paranaguá registra recorde de embarcação com novo calado
05 de dezembro, 2025
O número representa um novo recorde na movimentação do grão no Corredor de Exportação Leste
Cerca de 77 mil toneladas de milho foram embarcadas em um navio nesta primeira semana de dezembro. O número representa um novo recorde na movimentação do grão no Corredor de Exportação Leste.
Esse volume foi possível pelo aumento do calado – que é a distância entre a superfície da água e o ponto mais profundo da embarcação, que é a quilha – no Porto de Paranaguá. O aumento, segundo a administração do terminal, favorece uma maior produtividade geral, que neste ano, deve bater novamente o próprio recorde de embarque e desembarque de mercadorias.
Em setembro de 2025, o calado operacional dos berços destinados a granéis sólidos, como o milho e a soja, aumentou 20 centímetros. Isso permitiu o embarque de até mil e quinhentas toneladas a mais do que na marca anterior.
O milho foi a commodity que mais cresceu em produtividade nos portos paranaenses entre janeiro e novembro deste ano. Entre os fatores que explicam esse impulso estão a safra recorde e a maior demanda internacional.
Fonte: Band News Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais

