Porto de Paranaguá movimenta mais de 10,8 bilhões no Brasil

Porto de Paranaguá movimenta mais de 10,8 bilhões no Brasil

26 de agosto, 2022

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), bateu um novo recorde de movimentação nos últimos seis meses: 10,8 bilhões de dólares, segundo dados da Logcomex.

No periódico, os produtos mais importados são cloreto de potássio (1,2 bilhões), óleo diesel (946 milhões) e fertilizantes (505 milhões). O curioso é que os estados mais importados, registrados no documento, são Paraná, Mato Grosso e São Paulo – estados com mais concentração de produtos.

O crescimento das importações no Porto de Paranaguá entre jan/jul de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021 foi de aproximadamente 50%.

Já a exportação Geral teve um crescimento de 31% entre Jan/Jul de 2022 em relação ao mesmo período em 2021.

Vale destacar os números da soja: aumento das exportações em 14% entre Jan/Jul de 2022 em relação ao mesmo período em 2021.

E do milho: crescimento das exportações em 248% (entre Jan/Jul 2022) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, conversou com a Frota&Cia e comentou o reaquecimento do setor:

“Apesar do cenário internacional parecer desafiador devido aos acontecimentos como o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, alta dos fretes e falta de contêineres, além dos rastros deixados pela pandemia de covid-19, o comércio exterior vem sinalizando um reaquecimento das operações principalmente no Brasil“.

“Prova disso é a alta movimentação que o Porto de Paranaguá registrou agora em julho com produtos voltados às indústrias agrícola e alimentícia, por exemplo. Recentemente, a Rússia e a Ucrânia assinaram um acordo para liberação dos grãos que estavam parados no porto desde o início do conflito e com essa medida cerca de 26.000 toneladas de milho foram exportadas. Então, é um cenário que embora ainda seja desafiador, nos traz esperança de um reaquecimento das operações de comércio global de uma forma relativamente rápida”.

Fonte: Frota e Cia Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top