Home / Giro Pelo Setor / Ponte de Guaratuba chega a 80% de execução e deve ser concluída no prazo; veja como ela está
Ponte de Guaratuba chega a 80% de execução e deve ser concluída no prazo; veja como ela está
14 de novembro, 2025
Com 80% de execução, o projeto alcançou importantes marcos ao longo de outubro
A Ponte de Guaratuba, maior obra de infraestrutura em andamento no Paraná, está cada vez mais próxima da conclusão. Com 80% de execução, o projeto alcançou importantes marcos ao longo de outubro. Localizada no Litoral do Paraná, a ponte já soma 173 metros de avanço no trecho estaiado e 596,9 metros finalizados no trecho pré-moldado, conectando de forma definitiva os municípios de Guaratuba e Matinhos.
No trecho pré-moldado, a obra já conta com 62 estacas concluídas, 24 no trecho estaiado e 38 no pré-moldado, além de 18 vigas travessas finalizadas e 128 vigas longarinas lançadas das 142 já fabricadas. Também foram executados 14 dos 23 vãos do tabuleiro, etapa que forma a base de sustentação da pista.
Trecho estaiado avança com engenharia de alta precisão
O trecho estaiado, considerado o coração da obra, é responsável por vencer o vão-livre de 160 metros sobre o canal de navegação da Baía de Guaratuba. A construção avança com o método de balanços sucessivos, técnica usada em pontes de grande porte. No apoio 4, já foram executados sete pares de aduelas, somando 92 metros, e no apoio 5, seis pares, totalizando 81 metros, um avanço acumulado de 173 metros dos 320 previstos.Foram instalados cinco pares de estais no apoio 4 e quatro no apoio 5. Os estais, cabos de aço tensionados que ligam o tabuleiro às torres, sustentam o peso da estrutura, distribuindo as cargas para as fundações e garantindo estabilidade mesmo sob condições extremas.
Ponte ganha ciclovia, passeio e acessos urbanizados
As obras da ciclovia e do passeio já estão em andamento. Estão sendo executadas barreiras de concreto, calçadas e guarda-corpos, que irão separar o espaço dos pedestres e ciclistas da pista de veículos. O guarda-corpo terá 1,30 metro de altura, o que assegura a segurança dos usuários sem comprometer a vista panorâmica da baía.
Os acessos à ponte também avançam nos dois lados. Em Guaratuba, com cerca de 940 metros de extensão, foi intensificada a escavação do morro para adequação da rampa existente. Já foram retirados 60 mil metros cúbicos de material, e as contenções com solo grampeado, cortinas atirantadas e estacas raízes foram finalizadas, totalizando 10 mil metros quadrados de área contida.
Em Matinhos, com cerca de 880 metros de extensão, as obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação seguem em ritmo intenso. A cabeceira da ponte está sendo construída com a técnica de solo reforçado com paramento em placas de concreto e reforços com geocompostos, o que garante mais estabilidade ao terreno e durabilidade à estrutura.
Obra muda a realidade do transporte no Litoral do Paraná
A construção da Ponte de Guaratuba também provocou a realocação das cabines do ferry-boat, medida necessária para liberar novas frentes de trabalho e garantir o avanço do cronograma. Com as máquinas e operários em plena atividade, a região de obras exige atenção redobrada dos motoristas, que devem respeitar a sinalização e reduzir a velocidade ao trafegar pelo trecho.
Quando concluída, a Ponte de Guaratuba vai eliminar a necessidade da travessia por balsas, reduzindo o tempo de deslocamento e garantindo mais segurança e conforto para moradores e turistas que circulam entre os dois principais balneários do estado.
Fonte: Bem Paraná Foto: AEN
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais

