Paraná reforça fiscalização de cargas com excesso de peso

Paraná reforça fiscalização de cargas com excesso de peso

17 de abril, 2023

Cinco balanças estão em operação efetiva nas regiões do Litoral, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Sul do Estado. Os equipamentos são operados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e servem para fiscalizar cargas com excesso de peso. Há a fiscalização de caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus.

No Litoral, as balanças estão localizadas em Antonina, no km 1 da PR-408; e em Guaratuba, na PR-412, no acesso ao ferry-boat. Ambas são do modelo dinâmico, em que o veículo não precisa estacionar para a checagem. Na RMC, um equipamento estático (checagem feita com o veículo parado) está ativo no km 22 da PR-092, em Almirante Tamandaré.

No Sul, duas das três balanças contratadas já estão funcionando normalmente. Elas estão instaladas em União da Vitória, no km 3 da PRC-280 (estática), e em São Mateus do Sul, no km 426 da PR-151 (dinâmica).
Em breve haverá a ativação da última balança prevista na Regional Leste do DER/PR no km 8 da PR-420, em Piên. Inicialmente, ela irá funcionar em caráter educativo como período de testes.

“De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa visa coibir o tráfego de caminhões com excesso de carga nas rodovias estaduais, prática que, além de danificar o pavimento, aumenta as chances de acidentes, colocando em risco o condutor e demais usuários”.

Conforme o órgão, as penalidades estão previstas na lei federal n.º 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro.
No ano passado, Governo do Paraná investiu para aumentar a fiscalização de cargas pesadas nas rodovias estaduais. Ou seja, o DER/PR firmou cinco contratos, um para cada superintendência, todos com duração até o fim de 2024.

Outras balanças já estão ativadas nas regiões dos Campos Gerais bem como do Centro-Sul (PRC-466, PR-151 e PR-160), Oeste (PR-317, PR-488 e PRC-467) e Sudoeste (PRC-280 e PR-483). Nos próximos meses, as cinco regionais do DER/PR terão praças de pesagem ativadas em todo Estado. Todos os equipamentos possuem homologação assim como verificação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fonte: AEN Foto: DER

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top