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Paraná dispara em emplacamentos após anunciar menor IPVA do País
27 de outubro, 2025
A redução foi oficializada pela Lei nº 22.645/2025, sancionada em 23 de setembro, que garante o novo percentual a partir de janeiro de 2026
O número de veículos emplacados no Paraná deu um salto expressivo nos dois meses seguintes ao anúncio da redução da alíquota do IPVA. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o crescimento foi de 34,2% em relação ao mesmo período de 2024. Desde 20 de agosto, mais de 77 mil novos veículos foram registrados no Estado, quase 20 mil a mais que no mesmo intervalo do ano anterior.
O aumento coincide com o anúncio feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, em 20 de agosto, de que a alíquota do IPVA cairá de 3,5% para 1,9% sobre o valor venal dos veículos. Com isso, o Paraná passa a ter o menor IPVA do Brasil, superando Santa Catarina (2%) e São Paulo (4%).
A redução foi oficializada pela Lei nº 22.645/2025, sancionada em 23 de setembro, que garante o novo percentual a partir de janeiro de 2026. Segundo o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Paraná (Sindicovi-PR), a expectativa de menor carga tributária já está movimentando o mercado, estimulando antecipações de compra e o registro de novas frotas.
Impacto direto no bolso do consumidor
A nova alíquota trará economia real para os motoristas. Um carro avaliado em R$ 50 mil, que hoje paga R$ 1.750 de imposto, passará a pagar R$ 950, uma redução anual de R$ 800. O benefício alcança 3,4 milhões de proprietários, o que representa 83% da frota paranaense, sendo que 68% dos veículos tributados se enquadram nessa faixa de valor.
A lei também mantém a isenção para motocicletas de até 170 cilindradas, criada em 2024, que já favorece mais de 732 mil proprietários, sobretudo motoboys e entregadores.
Setor automotivo em alta
Para o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda, o aumento nos emplacamentos reflete a confiança no ambiente econômico do Estado e o estímulo à atividade empreendedora.
“Essa diminuição do IPVA é uma retribuição, uma devolução de dinheiro para o bolso de quem faz o Estado acontecer, que é a classe média, o trabalhador, os empresários, a indústria e o agronegócio. Estamos vendo o reflexo disso na prática, com mais veículos sendo emplacados, mais negócios sendo realizados e mais confiança no futuro do Paraná”, afirmou.
Com mais vendas, concessionárias esperam aumento no faturamento e na geração de empregos. O Sindicovi-PR projeta que o movimento continuará crescendo até o fim do ano, impulsionado pela expectativa da nova alíquota e pela retomada do crédito automotivo.
Equilíbrio fiscal e sustentabilidade
O crescimento dos registros reforça que a redução do IPVA é fiscalmente sustentável. O aumento da base de veículos compensa parte da perda arrecadatória e ajuda a manter a capacidade de investimento do Estado. Para garantir esse equilíbrio, a lei prevê que, a partir de 2026, a multa por atraso no pagamento do imposto passará de 10% para 20%, com cobrança diária de 0,33%, além dos juros da taxa Selic.
Com o IPVA mais baixo do país e o mercado automotivo aquecido, o Paraná se consolida como um dos estados com maior dinamismo econômico e com melhor ambiente tributário para consumidores e empresas.
Fonte: Bem Paraná Foto: Roberto Dziura
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
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