Paraná deve registrar maior colheita de soja da história

Paraná deve registrar maior colheita de soja da história

31 de março, 2023

O Paraná deve registrar a maior colheita de soja da história. O volume da safra atual é 82% maior ao do ciclo interior, segundo o relatório mensal da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O estado deve produzir mais de 22 milhões de toneladas do grão em uma área de aproximadamente 6 hectares.

O recorde deve se confirmar nas colheitas que acontecem entre abril e maio deste ano. Edmar Gervásio, analista do Departamento de Economia Rural, conta que a superprodução se deve às condições climáticas do período de produção.

Nesta semana, a colheita chegou a 77% da área, índice que, apesar de estar atrasado no comparativo com safras anteriores, não deve prejudicar a qualidade do produto que teve queda no preço. Devido à grande oferta o preço recebido pelo produtor pela saca de soja (60 kg) apresentou queda nas últimas semanas.

Na semana passada, o grão foi comercializado por 144 reais, 9% a menos do que em fevereiro e 24% a menos do que em março do ano passado. O analista do Deral explica que outros fatores como armazenamento e bloqueios de rodovias interferem no preço do produto.

Já para o consumidor final a queda do preço deve levar cerca de 6 meses para chegar às prateleiras do óleo de cozinha e das proteínas.

Com o recorde confirmado nos próximos meses, o Paraná aumentará a participação na produção nacional de soja e pode representar 15% do total no país. Em safras anteriores o índice variava entre 12 e 14%.

Fonte: BandNews/Francine Lopes Foto: Gilson Abreu/AEN
 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top