Paraná antecipa vacinação contra gripe; campanha começa nesta terça

Paraná antecipa vacinação contra gripe; campanha começa nesta terça

27 de março, 2023

O Paraná vai antecipar a Campanha de Vacinação contra a Influenza neste ano. A vacinação começa nesta terça-feira (28). A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde para a imunização em nível nacional é 10 de abril. O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

De acordo com o secretário de Saúde do Paraná, César Neves, foi realizado um pedido para o Ministério da Saúde antecipar o envio das vacinas para a região sul.

Dos 18 grupos prioritários estipulados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a campanha da Influenza 2023, dez deles já estão sendo convocados para receberem a dose bivalente contra a Covid-19.

Fazem parte dos grupos, de forma simultânea: gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários dessas unidades.
Já os grupos das crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários, estão elencados pelo PNI apenas para receberam a vacina contra a gripe.

Até agora, o Estado recebeu 388 mil doses para vacinação contra a gripe e pouco mais de um milhão de bivalentes contra a Covid-19. A imunização vai acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado.

Ouça

Fonte: CBN/Marinna Prota Foto: Divulgação
 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top