OD - Renovação de CNH vencida em 2020 pode ser feita pela internet

OD - Renovação de CNH vencida em 2020 pode ser feita pela internet

15 de janeiro, 2021

A obrigatoriedade de renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), suspensa pelo governo federal em meio à pandemia de Covid-19, volta a valer a partir deste mês. Para atender a demanda suprimida, os moradores de São Paulo poderão solicitar o serviço pelo portal ou pelo app (para iOS e Android) do Poupatempo Digital.

De acordo com o cronograma definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), documentos com data de validade de janeiro de 2020 poderão renovar até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação poderá ocorrer até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021.

Também podem renovar a CNH pela internet motoristas com a habilitação A e B vencidas ou a 30 dias do vencimento. Para fazer o processo online, o motorista não pode ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão ou cassação. Durante o processo, é possível realizar adição ou mudança de categoria, e incluir no documento o EAR – sigla para quem deseja exercer atividade remunerada.

Após confirmar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica, e será direcionado a um profissional credenciado. Para renovação de CNHs das categorias C, D e E será necessária a realização de um exame toxicológico, antes de dar início ao processo.

Após a aprovação nos exames, o cidadão deve pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que lhe serão enviadas por e-mail para acessar sua CNH Digital, com a mesma validade do documento físico e disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para evitar deslocamentos, o cidadão ainda tem a opção de receber a CNH em casa, entregue pelos Correios.

Fonte: Olha digital Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top