O CARRETEIRO - Quais tecnologias facilitam o dia a dia na estrada?

O CARRETEIRO - Quais tecnologias facilitam o dia a dia na estrada?

06 de outubro, 2021

Algumas tecnologias chegaram para facilitar o dia a dia na estrada. Através dessas diversas ferramentas os caminhoneiros conseguem agilizar entregas, definir rotas, encontrar o melhor frete e até se atualizar. Confirma algumas dessas tecnologias.

Aplicativos de frete

Os aplicativos de frete são uma boa opção para os profissionais, principalmente os autônomos, na hora de negociar um frete. Os aplicativos facilitam a intermediação entre o motorista autônomo e os embarcadores de carga, papel tradicionalmente feito pelos agenciadores de carga. Toda a negociação é feita através do aplicativo evitando, assim, contato físico entre as partes. Sem o contato humano e aglomeração de pessoas, a disseminação do vírus é reduzida.

Alguns motoristas ainda são resistentes a essa tecnologia porém as empresas garantem que todas as transportadoras que anunciam fretes na plataforma passam por um processo de verificação. A ação é necessária para se ter a garantia de que elas realmente existem e trabalham com logística.

Para garantir melhor oportunidades dentro do aplicativo, é importante o autônomo a fazer seu cadastro de forma correta e com informações completas. Confira algumas dicas de como ter sucesso nos aplicativos.
Além disso, ele deve utilizar os aplicativos de maneira segura para ter sucesso nas negociações. Veja algumas dicas de como utilizar os aplicativos com segurança.

Algumas empresas de aplicativo ampliaram os seus serviços durante a pandemia. A S.O.S Truck, por exemplo, fechou parceria com a Raster, para oferecer aos caminhoneiros base de dados sobre postos de serviços em operação, tanto no Brasil como na Argentina. São mais de mil postos cadastrados em todo o País e cerca de 950 estabelecimentos checados na Argentina.

A ideia é oferecer aos motoristas profissionais informações precisas e confiáveis sobre onde encontrar serviços de alimentação, banho, borracharia, mecânicas, autopeças e onde parar com segurança nos dois Países enquanto durar a pandemia Covid-19. A Raster dedicou equipe própria para checar, por meio de ligação telefônica, cada um dos postos e mapear, com alta confiabilidade, os serviços disponíveis.

A lista dos postos com os serviços é disponibilizada nos sites de ambas empresas, além disso os motoristas podem tirar dúvidas e pedir informações extras por meio do botão de whatsapp disponível no app S.O.S Truck, cujo download e utilização é inteiramente gratuito para os motoristas profissionais.

Conta Digital

Outra solução já disponível é a conta digital que também facilita o dia a dia na estrada e a ida em bancos.
De acordo com a Target Conta Digital, estima-se que mais de 50% dos 538 mil caminhoneiros autônomos não possuam conta em banco tradicional, o que pode ser um desafio em tempos de isolamento social. A conta digital, conforme explica o presidente da Target, José Santos, permite ao motorista ter controle do seu dinheiro, sem precisar sair do caminhão. É possível fazer todas as transições financeiras e outras necessárias para facilitar o dia a dia na estrada.

“O caminhoneiro passa muito tempo em viagem, longe da família, que nesse momento está mais ainda desassistida, pois a orientação é o isolamento. Com o cartão de dependentes, ele pode enviar dinheiro para a família, de onde estiver. Não precisa encontrar um caixa eletrônico ou agência bancária para isso”, explica.

Cursos on-line

A Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte -Fabet- está oferecendo para os caminhoneiros curso a distância para melhorar o currículo. O objetivo é ajudar os profissionais na qualificação e prepará-los para se tornarem mais competitivos. Um dos cursos oferecidos é o de Gestão na Estrada – Segurança e Eficiência e já tem data para começar, dia 13 de maio.

O curso que tem duração de 40 horas tem como objetivos preparar os motoristas a dirigirem caminhões de última geração, dotado de tecnologias digitais e conectividade, equipamentos de freios auxiliares modernos como o Top Brake da Mercedes-Benz, VEB da Volvo, retarder e técnicas de frenagens.

Segue com o uso de sistemas para redução de consumo de combustíveis com os modos de condução (economia, padrão e potência), piloto automático, modernas transmissões automatizadas (Eco-Roll), leitura das informações do painel de instrumentos e computador de bordo (saber ler as dezenas de códigos de falhas). Depois, conhecimentos sobre o uso das tecnologias como controle de estabilidade, e outros temas relativos à telemetria.

Os outros dois cursos que terão as datas anunciadas em breve. Um é “Como ser o melhor candidato em processo seletivo”, e, ainda mais, de liderança: “Trabalho, inteligência e desenvolvimento social”.

Aplicativos de conversa

Os aplicativos de conversa, como o Whatsapp, chegaram para agilizar a comunicação dos caminhoneiros entre eles e entre os caminhoneiros e transportadores. A tecnologia substituiu o antigo Radio PX e hoje é uma das ferramentas mais utilizadas entre os profissionais. Os inúmeros grupos formados por eles trazem informações sobre a estrada, fretes, alertas de acidentes e entretenimento. Outros caminhoneiros dizem usar a ferramenta para falar diretamente com as transportadoras e conseguir fretes.

Aplicativos de navegação

Os aplicativos de navegação por GPS, que contém informações de usuários e detalhes sobre rotas, como o Waze, chegaram para facilitar o dia a dia dos caminhoneiros na estrada. Com a ferramenta o caminhoneiro consegue traçar a rota, saber o tempo estimado de chegada ao destino. É possível ter também informações sobre radares, postos de combustíveis e alertas de acidentes.

Fonte: O Carreteiro Foto: Divugação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top