O CARRETEIRO - Grupo Volvo apresenta caminhão autônomo para áreas semiconfinadas

O CARRETEIRO - Grupo Volvo apresenta caminhão autônomo para áreas semiconfinadas

22 de novembro, 2017

Durante a Cúpula de Inovação do Grupo Volvo (Innovation Summit), em Beijing, na China, foi apresentado um caminhão autônomo como parte de um projeto que explora como a automação pode aumentar a produtividade, aprimorar a segurança e reduzir impactos ambientais.

A empresa já havia demonstrado veículos-conceito para aplicação em minas confinadas. Agora, o Grupo está apresentando um caminhão autônomo para transporte em áreas semiconfinadas, como portos ou pistas dedicadas em autoestradas.

Este caminhão, baseado na atual plataforma FH, navega e opera de forma totalmente autônoma usando tecnologia Lidar e GPS para leitura contínua do ambiente à sua volta. Ele transita em torno de obstáculos fixos e móveis enquanto coleta dados em seu sistema embarcado, otimizando rota, segurança no trânsito e consumo de combustível. Este veículo não necessita de supervisão manual, sendo parte de uma solução completa para o cliente, que controla todo o processo.

“Apesar desta tecnologia estar há anos de entrar em produção, com certeza irá influenciar nossas ofertas para desenvolver sociedades inteligentes para o futuro. Independentemente do tipo de solução que desenvolvemos, segurança é nossa preocupação fundamental e isto se aplica a todos nossos projetos de direção autônoma” diz Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo.

Fonte: O Carreteiro Foto: Volvo Group

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top