Novo modelo de pedágio no Paraná indica construção de 3ª faixa na BR 277, diz Fiep

Novo modelo de pedágio no Paraná indica construção de 3ª faixa na BR 277, diz Fiep

26 de abril, 2023

Muito se fala sobre o novo modelo de pedágio no Paraná. A expectativa dos usuários das rodovias é grande, justamente para saber sobre obras, tarifas e início da operação das novas concessionárias.

Em entrevista à CBN Curitiba nesta segunda-feira (24), o gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Estado (FIEP), João Arthur Mohr, esclareceu alguns pontos. Entre eles está o aumento do movimento de veículos na BR 277, sentido litoral. Ele afirmou que já está previsto, pelo novo modelo de pedágio no estado, a construção de uma 3ª faixa na rodovia. O trecho faz parte do lote 2.

Vale lembrar que as rodovias federais e estaduais estão divididas em 6 lotes. Os dois primeiros envolvem a BR-277 e já estão autorizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a irem a leilão na bolsa de valores.

João Arthur Mohr explicou também sobre o novo modelo de pedágio escolhido, que segundo ele inibe “aventureiros” e traz mais segurança para a economia e garante obras futuras. Bernardo Strobel Guimarães, advogado, doutor em Direito do Estado e professor do curso de Direito da PUCPR, lembra que este novo modelo precisa ser planejado para um correto funcionamento.

Outro ponto de discussão é sobre o valor da tarifa. O gerente de Assuntos Estratégicos da FIEP afirma que as tarifas podem custar R$ 10 reais a cada 100 quilômetros, com descontos. Na concessão anterior o valor era de R$ 16 reais. O cálculo por extensão precisa ser levado em conta.

O valor prevê ainda uma tarifa que varie de acordo com o trecho percorrido, seguindo a gestão de fluxo livre. Portais eletrônicos seriam instalados em pontos específicos da via.

O Paraná está sem concessão das rodovias desde 2021, quando o contrato de mais de 30 anos chegou ao fim.


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Fonte: CBN Foto: Divulgação

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