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Novas concessões de rodovias no Paraná completam seis meses
30 de agosto, 2024
Com início das operações no dia 28 de fevereiro deste ano, concessionárias divulgam balanço dos serviços realizados até o momento
As concessionárias de estradas pedagiadas do Lote 1 e Lote 2 completaram seis meses de operação. As empresas assumiram as concessões no final de fevereiro e ontem divulgaram balanços das atividades neste período.
A Via Araucária, empresa responsável pelo Lote 1 de rodovias paranaenses, atende 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais, incluindo trechos que cortam a Grande Curitiba, como a BR-277 no sentido Ponta Grossa.
A EPR Litoral Pioneiro responsável pelo Lote 2, abrange a BR-277, entre Curitiba e o Litoral do Paraná, e trechos que ligam a Capital ao interior. São 605 quilômetros de rodovias das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro .
O balanço da Via Araucária mostra que nestes seis meses foram realizados 8.526 assistências relacionadas a panes mecânicas, 1.109 atendimentos a sinistros de trânsito, 182 remoções por guinchos e 1.409 atendimentos clínicos.
Nos primeiros seis meses, a Via Araucária realizou diversas obras de manutenção e melhoria nos trechos administrados. Foram recuperados 657 quilômetros de pavimento, utilizando quase 200 mil toneladas de asfalto convencional e 9 mil toneladas de asfalto borracha. As obras contaram com a participação de 481 colaboradores e mais de 250 equipamentos e máquinas.
No total, 809 toneladas de resíduos foram removidas ao longo dos 473 quilômetros de rodovias administradas.
EPR Litoral Pioneiro
O balanço da EPR Litoral Pioneiro mostra que em seis meses a concessionária atuou na recuperação da trafegabilidade das rodovias. Foram 50 mil toneladas de materiais utilizados para a recomposição do pavimento e quase 2 mil novas placas de sinalização implantadas.
Entre as principais entregas realizadas pela concessão está a solução definitiva na encosta do km 40 da BR-277, no sentido Paranaguá, ponto onde foram registrados deslizamentos antes do início da concessão. Depois de uma estratégia emergencial, uma complexa solução de engenharia eliminou o risco de novos deslizamentos no local, trabalho que recebeu mais de R$ 3 milhões de investimento.
Com apenas seis meses de operação, a Via Araucária está na fase inicial dos serviços previstos no contrato de concessão firmado junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Essas atividades de conservação continuarão até o início de 2025.
O Lote 1 das concessões engloba 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais.
O Lote 2 envolve 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
Trecho da BR-116 na Grande Curitiba terá obra de reconstrução do pavimento
A Concessionária Arteris Régis Bittencourt inicia obras de reconstrução do pavimento na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba. As intervenções ocorrerão diuturnamente, do meio-dia às 6h, entre os dias 2 e 5 de setembro. A atividade acontece na altura do km 25 da pista Sul (sentido Curitiba), na faixa da direita, om interdição de forma ininterruptas da faixa da direita durante todo o período.
A concessionária segue monitorando as condições climáticas, e caso necessário, reprogramará as atividades para a semana posterior. Durante a realização das atividades, o trânsito segue apenas pela faixa da esquerda. Em razão das intervenções ocorrerem, também em período noturno, a sinalização estará reforçada nos locais de obras.
A concessionária alerta os motoristas para que transitem com cuidado, especialmente nos locais de obras, sempre obedecendo a sinalização e as leis de trânsito.
Para que o pavimento tenha maior qualidade e traga mais conforto ao usuário, a solução proposta pela concessionária terá intervenções mais profundas na pista — com remoção do asfalto e camadas inferiores, para posterior recomposição. A profundidade das intervenções pode variar de 50 cm até 75 cm — dependendo das condições apresentadas durante a escavação no trecho em obras.
Fonte: Bem Paraná Foto: EPR
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
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