Movimento nas estradas avança 3,3% em julho, segundo índice ABCR

Movimento nas estradas avança 3,3% em julho, segundo índice ABCR

17 de agosto, 2022

O índice ABCR referente a julho de 2022 apresentou avanço de 3,3% no comparativo com junho, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou crescimento de 3,9%, e o índice de pesados ligeira alta de 0,4%. Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 6,5%, fruto do aumento de 8,2% dos veículos leves e 1,8% de pesados.

Para o analista de Macroeconomia e Política da Tendências Consultoria, Thiago Xavier, os resultados de julho demonstraram crescimento disseminado dos indicadores de fluxo pedagiado da ABCR por tipo de veículos, ainda que em diferentes magnitudes, considerando os dados livres de efeitos sazonais. “O desempenho positivo captou, sobretudo, a dinâmica diferenciada de leves, que se tem beneficiado mais expressivamente do quadro de maior segurança sanitária durante o período de férias, em julho”, comenta.

“O Índice de Veículos Pesados, por sua vez, demonstrou ligeiro crescimento, insuficiente para compensar a perda registrada no mês anterior, considerando a série sazonalmente ajustada. Ainda que o fluxo seja beneficiado pelo escoamento da produção agrícola, especialmente de milho, a tendência é de desaceleração do dinamismo da categoria nos últimos meses influenciado, em grande medida, pela conjuntura industrial”.

Fonte: Frota e Cia Foto: Divulgação

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top