Motos de até 170 cilindradas estão isentas de pagar IPVA no Paraná
19 de dezembro, 2024
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram no último 10 de dezembro um projeto de lei que isenta do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas.
Atualmente, a isenção é válida para motos com até 125 cilindradas ou mais de 10 anos de idade. Com a mudança, a expectativa é que a isenção beneficie 732 mil proprietários, o que representa cerca de 77% de toda a frota tributável de motocicletas do Paraná.
O projeto de lei também isenta o IPVA para ônibus, micro-ônibus e caminhões movidos exclusivamente a gás natural, incluindo o biometano, e para veículos movidos a hidrogênio.
O projeto aprovado na ALEP é de autoria do próprio governo, que agora o recebe de volta para sanção e entrada em vigor já em janeiro de 2025, com duração prevista até 2027.
“É inegável o compromisso do Governo Paraná com a transição para combustíveis sustentáveis”, afirmam categoricamente o presidente da Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli e o presidente do Sintratol, Allan Tressi.
O setor econômico dos transportes recebe este sinal como um fator importantíssimo a se somar na agenda adotada pelos transportadores para intensificarem as ações que possam determinar ganhos de sustentabilidade neste importante segmento.
A possibilidade real, que vem constituindo o caminho adotado pelos transportadores paranaenses, conta objetiva a substituição do óleo diesel, combustível indexado ao dólar e demais padrões que mais interessam a quem controla o mercado do petróleo no mundo e além disso é o mais poluente entre todos os combustíveis usados nos transportes.
A isenção do IPVA, como incentivo para os que transportam com biocombustíveis, como etanol, biodiesel e biogas, é um sinal evidente de que o Paraná faz opção concreta pela sustentabilidade dos seus meios de produção.
O Sintratol atuante em Toledo, intensifica o seu protagonismo ao estimular o uso do biometano que pode ser produzido com dejetos animais criados para a produção de proteína animal, o maior negócio econômico concentrado no Paraná. Com potencial comprovado de substituir o diesel, o Sindicato dos Transportadores pretende juntar-se a demais organizações da sociedade civil de Toledo, como a Asuinoeste que congrega produtores de suínos, para juntos exercerem protagonismos importantes para intensificar mudanças que levem a indicadores de sustentabilidade.
Fonte: G1 PR com assessoria Foto: Geraldo Bubniak/AEN