Home / Giro Pelo Setor / MME flexibiliza mistura voluntária de percentuais de biodiesel ao diesel
MME flexibiliza mistura voluntária de percentuais de biodiesel ao diesel
06 de julho, 2018
MME flexibiliza mistura voluntária de percentuais de biodiesel ao diesel
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (4) portaria que flexibiliza a mistura voluntária de percentuais de biodiesel ao mineral. A medida tem o objetivo de ampliar o consumo de biodiesel no País.
Agora, os grandes consumidores atendidos por ponto próprio de abastecimento, como transportadoras e empresas de ônibus que têm os próprios tanques de diesel, podem usar "até" 20% de biodiesel no abastecimento. Para uso agrícola, industrial e ferroviário, a mistura pode ser de até 30%. Para uso experimental, específico ou em demais aplicações, há a possibilidade de ser utilizar 100% de biodiesel. Antes, percentuais inferiores, como B15 (15%) e B18 (18%), por exemplo, não eram permitidos.
A flexibilização promovida pela portaria tem o potencial de ampliar o consumo do biocombustível, principalmente onde o biodiesel costuma ser mais barato que o diesel, como é o caso das regiões Sul e Centro Oeste. Dessa forma, com a ampliação do consumo de combustíveis renováveis, espera-se promover nova competitividade para o setor, com possibilidade de redução de preço para o consumidor, além de vantagens ambientais, econômicas e sociais alinhadas com a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia
Missão: Fortalecer o setor de transporte de cargas rodoviário paranaense, representando os empresários independentemente do cenário – político, econômico ou social - que se apresente.
Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade e Utilização de Cookies bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes. Saiba mais