MInfra - Projetos de infraestrutura devem preservar ambiente, diz ministro a investidores

MInfra - Projetos de infraestrutura devem preservar ambiente, diz ministro a investidores

04 de outubro, 2019

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou na última terça-feira (1º), em Madri, do Encontro Empresarial Espanha-Brasil para falar sobre oportunidades de investimentos no país. Além de apontar dados positivos da economia brasileira, Freitas destacou a preocupação do governo com a sustentabilidade. “Há um cuidado nosso na estruturação dos projetos no que diz respeito à sustentabilidade.

Temos diversos exemplos de harmonização da provisão de infraestrutura com a preservação ambiental”, afirmou Freitas aos investidores e executivos presentes no evento.

No mês passado, o Ministério da Infraestrutura fechou parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI) para certificar com “selo verde” os ativos de infraestrutura que constam do programa de concessões. O selo da CBI permitirá a valorização dos ativos e o acesso a financiamento no mercado de green bonds (títulos verdes), que está em ascensão.

O encontro promovido pela Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) reuniu representantes da construção civil e de concessionárias de infraestrutura. O ministro aproveitou para refutar que as imagens de queimadas na Amazônia, divulgadas nos últimos meses, sejam sinal de descaso do Brasil com a sua floresta. “Posso falar de Amazônia com a autoridade de quem foi oficial do Exército por 17 anos e morou na Amazônia por seis anos. Eu trabalhei em todas as regiões da Amazônia. Posso garantir que o Brasil tem muito cuidado com a Floresta Tropical, que é um grande ativo nosso, que ocupa boa parte do nosso território e tem se mantido preservada ao longo do tempo”, garantiu o ministro.

Parceria estratégica - Na tarde desta terça, o ministro brasileiro da Infraestrutura também se reuniu com o ministro de Fomento da Espanha, José Luis Ábalos. No encontro, Freitas salientou a importância das empresas espanholas para a infraestrutura do Brasil, a exemplo das que estão se instalando no país para operar no setor aeroportuário e no mercado de aviação. “A Espanha é um parceiro estratégico neste novo momento do Brasil, que possui um programa de concessões robusto. Queremos que as empresas espanholas sigam prestando a nós sua competência e capacidade técnica”, disse o ministro.

Na quarta-feira (2), último dia do roadshow em Madri, a comitiva liderada pelo ministro Freitas, terá mais uma série de encontros com investidores e grandes grupos que operam infraestrutura de transportes. O Brasil tem, atualmente, o maior programa do mundo de concessões de ativos de infraestrutura, com projeção de R$ 217 bilhões em investimentos nas próximas décadas.

A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, acompanha o ministro no roadshow em Madri. A viagem para a Espanha é parte de uma série de encontros no exterior mantida pelo ministro, desde junho. Tarcísio de Freitas já passou por Washington e Nova York, nos Estados Unidos. Em novembro, Oriente Médio e China entram no roteiro. A chegada da comitiva de volta ao Brasil está prevista para esta quinta-feira (3).


Fonte: Ministério da Infraestrutura Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top