Home / Giro Pelo Setor / Leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá será realizado em 22 de outubro

Leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá será realizado em 22 de outubro

25 de agosto, 2025

Leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá será realizado em 22 de outubro

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deve publicar o edital nos próximos dias e o investimento previsto é de R$ 1,23 bilhão ao longo de 25 anos.

Obras

Segundo o Governo do Paraná, a concessão abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso aquaviário. Entre as principais melhorias previstas no projeto estão aprofundamento, ampliação e alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio nº 6.

Com isso, a previsão é passar para 13,3 metros de profundidade média ainda na fase de implantação e chegar a 15,5 metros após a concessão, o que viabiliza a atracação de navios de maior porte. O futuro concessionário executará todos os investimentos necessários para atingir a meta estabelecida, incluído serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais, dentre outros.

Mesmo com a concessão, os navios que acessam a Baía de Paranaguá seguirão pagando a taxa Inframar pelo uso do canal de navegação. Essa taxa cobre, por exemplo, os custos de dragagem e manutenção do canal.

Segundo o governo, o valor da tarifa deverá diminuir. Isso se deve ao modelo que vai regrar o leilão.

O processo de licitação já foi aprovado pelo Tribunal de Costas da União (TCU) e encaminhado à Antaq. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, os critérios previstos para o leilão de Paranaguá servirão de modelo para outros leilões de canais de acesso em Santos (SP), Itajaí (SC), Porto da Bahia e Rio Grande (RS).

Fonte: CBN/Vinicius Bonato Foto: Divulgação

COMPARTILHAR

Proluv

Todas as imagens, vídeos e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Top