JORNAL DA MANHÃ - SEST oferece simuladores para qualificar motoristas em Ponta Grossa
  • 25-anos
  • despoluir
  • sest senat

JORNAL DA MANHÃ - SEST oferece simuladores para qualificar motoristas em Ponta Grossa

14 de maio, 2018

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) inauguram nesta segunda-feira (14), em Ponta Grossa, o projeto Simulador de Direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito. O evento marca a ampliação das operações dos primeiros quatro equipamentos pelo Paraná em 2018.

Além da cidade dos Campos Gerais, o projeto também será lançado oficialmente nas cidades de Londrina e Foz do Iguaçu nos próximos meses. Em Curitiba o simulador já está em funcionamento desde 2017.
A intenção do projeto é dar possibilidade de aprimoramento e formação profissional de motoristas, do transporte de cargas e passageiros de maneira gratuita.

O projeto é uma ação inovadora do SEST SENAT que coloca tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte. “Queremos dar aos profissionais do transporte de cargas e passageiros, uma ampla possibilidade de executar suas atividades com segurança e qualidade o que é indispensável para o crescimento do setor”, explica Coronel Sergio Malucelli, Presidente do Conselho Regional do Paraná do SEST SENAT.

Utilizar simuladores na capacitação de profissionais habilitados possibilita criar situações que talvez o motorista não tenha passado, mesmo tendo bastante tempo de condução, e proporciona a vivência de inúmeras possibilidades que não seriam possíveis em um treinamento real. A proposta pedagógica dos cursos que utilizarão os simuladores permite acompanhar o desempenho e a evolução dos alunos em tempo real.

O projeto é essencial aos transportadores, já que, quando o motorista dirige de forma mais adequada, há economia de combustível, menos gastos com manutenção e redução de custos operacionais. Ainda está em consonância com a responsabilidade socioambiental, uma vez que não contribui para a emissão de gases poluentes.

Entre empresários do setor, a iniciativa é elogiada. “A tecnologia veio para nos auxiliar. Se soubermos aproveitar teremos possibilidade de agregar a segurança do motorista bem como otimizar os orçamentos de nossas empresas”, analisa Carlos Antonio da Silva Vieira empresário, sócio da Transportadora Meztra de Guarapuava, que visitou as instalações do simulador em funcionamento na cidade de Curitiba.

Simuladores devem atender 30 pessoas por mês no SEST

As aulas são gratuitas a todos os motoristas do setor de transportes. A sugestão da direção do SEST SENAT é que os empresários disponibilizem algumas horas dos colaboradores para essa capacitação. Em Ponta Grossa a inauguração já vem trazendo bastante expectativa no setor. “Nossa intenção é atender ao menos 30 alunos a cada mês. Transportadores de diversos ramos de atividades, os quais estamos conversando têm se mostrado bastante interessados pelo projeto, certamente teremos uma boa adesão nas aulas”, revela o diretor da unidade do SEST SENAT de Ponta Grossa, Francisco Valério.

Fonte: Jornal da Manhã Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

25 ANOS

Visite o hotsite em comemoração aos 25 Anos

saiba mais
DESPOLUIR

Programa Ambiental do
Transporte

saiba mais
SEST SENAT

Serviço Social do Transporte
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

saiba mais
JORNAL Set/2018
Proluv
Top