JC - Condutores que possuem CNH com vencimento em 2021, volta a valer a regra normal

JC - Condutores que possuem CNH com vencimento em 2021, volta a valer a regra normal

10 de maio, 2021

No ano de 2020, quando a pandemia começou a fazer suas vítimas, todas as Carteiras de Habilitação (CNH) vencidas tiveram prorrogação no prazo para renová-las. Mas, os vencimentos voltam a ser normalizados.

A CNH com vencimento em 2021 terá que seguir a regra normal. É permitido dirigir por até 30 dias com o documento vencido. Após este período, o condutor que for flagrado será autuado. Como a falta é gravíssima, a multa será de R$ 293,47. Com acréscimo de 7 pontos no prontuário, retenção do veículo até apresentação do condutor habilitado e recolhimento da CNH.

Pode acontecer uma nova prorrogação?

O Ministério da Infraestrutura informou que não haverá uma nova prorrogação, já que os órgãos de trânsito já estão trabalhando normalmente com atividades presenciais.

Em nota, o Ministério disse que: “excepcionalmente, devido à situação do estado do Amazonas, o CONTRAN publicou a portaria n.º 199, de 10 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre os prazos para procedimentos”.

Renovação simplificada da CNH

A renovação será feita totalmente pela internet, e o motorista receberá a CNH em casa, sem precisar ir até a uma unidade do Detran. No entanto, será preciso cumprir os seguintes requisitos:

-Possuir habilitação com foto e em situação regular

-Não solicitar alteração de dados (inclusão ou exclusão), exceto exercício de atividade remunerada, nome do pai, número do RG e rebaixamento de categoria

-Não ter um processo de transferência ou renovação CNH em andamento

Caso atenda essas exigências, basta solicitar a renovação no site ou aplicativo do Detran de seu estado.

Sendo assim, basta acessar o site do Detran e informar seu CPF e senha em seguida clicar em “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação” e confirmar seus dados.

Agendar o exame médico e psicotécnico. Entretanto, as categorias C, D e E também terão que fazer o exame toxicológico.

Após os exames serem aprovados, deverá ser pago a taxa de emissão da renovação e postagem que foi gerada no site.

Receba a CNH em casa e faça o download a versão da e-CNH.

Fonte: Jornal Contábil Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2022
Top