Iveco apresenta caminhão a gás no Brasil

Iveco apresenta caminhão a gás no Brasil

25 de março, 2022

A Iveco apresentou pela primeira vez no Brasil um caminhão movido a gás. A exposição pública do cavalo-mecânico Hi-Way movido a biometano e gás natural aconteceu nesta segunda-feira 21, em Brasília. A apresentação fez parte da estratégia da montadora para o desenvolvimento no Brasil de veículos movidos a combustíveis alternativos.

O caminhão a gás da Iveco foi exposto em frente ao Palácio do Planalto durante evento de assinatura do decreto do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) para o biometano. Na ocasião houve também o lançamento do Programa de redução de emissões de Metano, gás que acelera a elevação da temperatura no palneta.

Opção viável caminhões no Brasil

A ação foi promovida pelo Governo Federal, por meio dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, teve o apoio da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

O presidente da IVECO para a América Latina, Márcio Querichelli, disse acreditar que o biometano se tornará a opção de combustível mais viável aos transportadores, dado ao grande potencial de produção desse tipo de gás no Brasil, tornando uma relevante opção para o transporte brasileiro no futuro.

“A Iveco caminha a passos largos para se tornar uma marca com um portifólio cada vez mais verde. Na Europa, somos líderes nesse segmento e, agora, chegou a vez de implementarmos essa tecnologia da Iveco também no Brasil”, afirmou Querichelli.

A Iveco já comercializou mais de mil veículos movidos a gás na América Latina. Uma das maiores negociações envolveram 100 unidades do Hi-Way GNC (gás natural comprimido para a NRG Argentina SA, fornecedora de areia de fratura para a indústria petrolífera.

Para Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, o biometano será a opção de combustível mais viável aos transportadores do Brasil.

Outra grande negociação foram as 35 unidades do Hi-Way GNL (Gás Natural Liquefeito para a empresa de transporte chilena San Gabriel. A San Gabriel tem uma longa história no mercado chileno e atende empresas como a cervejaria AB InBev. Todos os caminhões de ambas as negociações são equipados com motor Cursor 13 da produzido pela FPT Industrial.

Iveco a gás na argentina

A Argentina, lembrou o diretor de marketing e portifólio de produtos Iveco para a América Latina, Bernardo Brandão, já possui um amplo portifólio de produtos movidos a gás natural e biometano. “No Brasil, iniciaremos no segundo trimestre a operação assistida em clientes-chave para consolidarmos o desenvolvimento do nosso produto movido a biometano e gás natural, criado especificamente para atender as principais missões de transporte de cargas realizadas no país”, afirmou.

Bernardo Brandão lembra que a Iveco já possui amplo portifólio de veículos a gás na Argentina e anuncia início de ações com clientes do Brasil ainda no primeiro semestre deste ano.

Ainda de acordo com Bernardo Brandão, esse é um importante passo o programa Brasil Natural Power da montadora, que conta com diversos parceiros estratégicos para o desenvolvimento em conjunto do gás natural e, principalmente, o biometano como um combustível operacionalmente competitivo para os transportadores.

Fonte: O Carreteiro/João Geraldo Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top