Home / Giro Pelo Setor / Homologação encerra processos que barravam obras da Ponte de Guaratuba

Homologação encerra processos que barravam obras da Ponte de Guaratuba

15 de outubro, 2025

O empreendimento vai facilitar o tráfego entre as duas cidades, hoje dependente da travessia de ferry boat. De acordo com o Governo do Estado, a ponte deve impulsionar o turismo e a economia local, especialmente durante o verão

A Justiça do Paraná homologou na tarde desta terça-feira (14) todas as decisões favoráveis ao Governo do Estado em processos contra a construção da Ponte de Guaratuba. A assinatura encerra entraves judiciais que atrasavam a obra.

O acordo entre o Governo do Paraná por meio da Procuradoria-Geral do Estado, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ministério Público Federal libera o avanço total do projeto, como explica o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

O processo de judicialização da obra da Ponte de Guaratuba se arrastava há anos, envolvendo contestações ambientais, licitatórias e de execução. Todas as ações foram julgadas improcedentes, consolidando o entendimento favorável ao Estado e à continuidade das obras.

A Ponte de Guaratuba vai ligar os municípios de Matinhos e Guaratuba. A obra é considerada estratégica para o desenvolvimento regional. O empreendimento vai facilitar o tráfego entre as duas cidades, hoje dependente da travessia de ferry boat. De acordo com o Governo do Estado, a ponte deve impulsionar o turismo e a economia local, especialmente durante o verão. A Justiça Federal fez a mediação dos termos.

O Juiz Antônio César Bochenek destacou a importância da homologação para a continuidade das obras, mas afirma que em caso de outras situações de irregularidades o Poder Judiciário deve ser acionado –  

A Ponte de Guaratuba deve ser inaugurada em abril de 2026.

Ouça

Fonte e Foto: Band News

 

COMPARTILHAR

Proluv

Todas as imagens, vídeos e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Top