GP - Petrobras sai “da geladeira” e volta a ser elegível a investimentos na Noruega

GP - Petrobras sai “da geladeira” e volta a ser elegível a investimentos na Noruega

04 de dezembro, 2019

O Banco Norueguês retirou a Petrobras da lista de empresas sob observação, na qual estava desde 2016 em decorrência dos desvios revelados pelas investigações da Operação Lava Jato. O banco seguiu recomendação do Conselho de Ética do Fundo Soberano da Noruega que reconheceu as medidas implementadas pela companhia brasileira no combate à corrupção.

“Na opinião do conselho, as medidas que a Petrobras implementou nos últimos anos demonstram disposição e capacidade consideráveis para prevenir, descobrir e lidar com a corrupção”, informou a entidade, em documento. O conselho observa, ainda, que Ministério Público Federal e Supremo Tribunal Federal brasileiros definiram oficialmente a Petrobras como vítima no âmbito das investigações.

Com a saída da companhia da relação, a Petro volta a ser elegível para receber investimentos do fundo do país. Criado após as descobertas de petróleo no mar do norte, o Fundo Soberano da Noruega é uma espécie de poupança do país nórdico, sustentado por recursos provenientes da indústria de petróleo. O fundo investe atualmente em cerca de 9 mil empresas em 70 países e, além da rentabilidade, considera questões de integridade, ambientais e sociais nas suas decisões de investimento.

Fonte: Gazeta do Povo Foto: Stéferson Faria/Agência Petrobras

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top