GP - Petrobras deve se tornar maior produtora mundial de petróleo até 2030

GP - Petrobras deve se tornar maior produtora mundial de petróleo até 2030

20 de novembro, 2019

A Petrobras está a caminho de se tornar a maior produtora mundial de petróleo entre as companhias abertas até 2030, com base em dados e previsões mais recentes da consultoria Rystad Energy.

Conforme o levantamento, a petrolífera é a que que mais cresce no mundo e "pode, em questão de anos, tornar-se o maior produtor mundial de petróleo entre as empresas listadas em bolsa. O significado é enorme e simbólico", comentou Aditya Ravi, vice-presidente da equipe upstream da Rystad Energy, especializada em atividades de Exploração e Produção na América Latina. "Prevemos que a Petrobras sozinha poderá aumentar seus números de produção em mais de 1,3 milhão de barris por dia (bpd) na próxima década", acrescentou.

Ainda de acordo com a consultoria internacional, ao longo de 2019, a Petrobras evoluiu do quinto para o terceiro lugar em produção, atingindo cerca de 2,2 milhões de bpd no terceiro trimestre. Com base nas previsões mais recentes da Rystad Energy, a Petrobras pode superar a segunda colocada PetroChina já nos próximos meses e potencialmente destronar a produtora russa Rosneft na próxima década, graças - em grande parte - às suas últimas aquisições, como o controle quase integral do campo de Búzios e seus mais de oito bilhões de barris.

Apesar de considerado decepcionante por causa do interesse discreto de empresas internacionais, "a Petrobras não poderia ter pedido um resultado melhor" para o megaleilão realizado em novembro, aponta o levantamento divulgado nesta terça-feira (19).

Na avaliação da Rystad Energy, a produção brasileira pode passar de 2,8 milhões de bpd em 2019 para mais de 5,5 milhões de bpd até 2030, com picos de produção de quase 3,8 milhões de barris diários.

Fonte: Gazeta do Povo Foto: Divulgação

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top