GP - Dia de São Cristóvão: Curitiba terá bênçãos de veículos

GP - Dia de São Cristóvão: Curitiba terá bênçãos de veículos

25 de julho, 2018

Motoristas de Curitiba podem receber a bênção por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos condutores e dos viajantes, nesta quarta-feira (25). A bênção dos veículos, de quem dirige e dos passageiros ocorrerá no pátio externo da Paróquia Imaculada Conceição, no Guabirotuba, das 9h às 20h. Neste dia - 25 de julho - comemora-se o dia do santo.

De acordo com o padre Luiz Alberto Kleina, pároco dessa comunidade, aproximadamente 2 mil veículos devem passar pela igreja nesta quarta. Religiosos diocesanos vão se revezar ao longo de todo o dia para abençoar os fiéis e seus pertences.

“Cristóvão era um homem muito forte e auxiliava as pessoas para que atravessem os rios da região em que vivia. Certa vez, uma criança pediu para ser carregada por ele para o outro lado do rio. E, segundo a tradição católica, a criança, na verdade, era Jesus Cristo. Ele também foi mártir. Por isso é o padroeiro dos viajantes e dos motoristas”, explica o padre Kleina.

A Paróquia Imaculada Conceição fica na Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 244, no Guabirotuba.

Bênção dos ônibus e dos trabalhadores

Além da paróquia, motoristas, cobradores e 340 ônibus da empresa Glória serão abençoados nesta quarta-feira, entre 4h30 e 7h, nas três garagens da viação em Curitiba (Teffé, Boa Vista e Atuba). Além do Dia de São Cristóvão, 25 de julho também é o Dia do Motorista. A Glória também promoverá cultos ecumênicos e irá distribuir bolo e refrigerante aos trabalhadores.

Paróquia São Cristóvão

A Paróquia São Cristóvão terá novena em homenagem ao padroeiro nesta quarta (25), na quinta (26) e na sexta (27), sempre a partir das 19h30. No sábado (28), a novena será mais cedo, às 19h.
A festa em honra ao santo ocorrerá no domingo (29). Às 9h, a missa solene será celebrada por dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba. Após a celebração, às 10h30, haverá procissão motorizada e bênçãos aos condutores, passageiros e veículos.

Mais tarde, ao meio-dia, irá ocorrer um churrasco na paróquia. As barraquinhas e brincadeiras funcionam a partir das 13h. Além disso, o show de prêmios terá início às 14h.

A Paróquia São Cristóvão fica na Rua Santa Catarina, 1750, no bairro Guaíra, em Curitiba.

Fonte: Gazeta do Povo Foto: Aniele Nascimento/Arquivo

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top