GP - Cidade no Paraná terá o primeiro aeroporto sustentável do Brasil

GP - Cidade no Paraná terá o primeiro aeroporto sustentável do Brasil

17 de julho, 2019

O Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, deve ser o primeiro aeroporto sustentável do Brasil. No dia 28 de junho, a Infraero e a Itaipu assinaram um protocolo de intenções para marcar o início do projeto que pode representar um marco para as questões ambientais no país.

De acordo com Luiz Felipe Carbonell, diretor de coordenação da Itaipu, o projeto ainda está sendo construído, mas as propostas iniciais incluem a implementação de veículos elétricos ou movidos a biogás, a utilização de painel fotovoltaico para geração de energia elétrica e o reaproveitamento da água. “Estamos discutindo a viabilidade de cada proposta, inclusive as que envolvem a recuperação do meio ambiente, mas tudo isso requer estudo aprimorado”, diz.

"O diretor indica que as propostas devem ser aplicadas por meio de convênios e que a Itaipu direcionará os trabalhos. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero ressaltou a importância da parceria com a usina hidrelétrica. “A Itaipu tem forte expertise na área ambiental e está no mesmo raio de ação do aeroporto. É mútuo o nosso interesse em promover ações para aproveitamento de energia renovável e divulgação dos projetos nessa área”.

De acordo com a Infraero, a escolha do aeroporto de Foz do Iguaçu também se deu pelo potencial turístico que tem a cidade. Carbonell complementa: “temos uma área em que o meio ambiente é visto como mote do turismo. Isso é de interesse da comunidade e fortalece um polo brasileiro”.
A Infraero também está elaborando um plano de conscientização para passageiros, usuários, companhias aéreas e comunidade em geral do aeroporto. O objetivo é incentivar a separação de lixo reciclável, a redução do uso de plástico, a preferência por produtos biodegradáveis na limpeza e o consumo de itens orgânicos na alimentação.

Aeroportos sustentáveis no mundo

O primeiro aeroporto famoso por ações sustentáveis foi o O’Hare, em Chicago, nos Estados Unidos. Em 2003, ele foi o responsável por criar um sistema que certifica todos os tipos de procedimentos, desde a manutenção até o que acontece nos hangares, o Sustainable Airport Manual. Desde então, questões como redução dos níveis de ruído, proteção de fauna e flora, assim como a melhoria da qualidade do ar ganharam mais atenção.

Outro exemplo é o aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul. Nele, as placas fotovoltaicas são as responsáveis pela eletricidade, sendo que a luz também é fornecida naturalmente por um teto de vidro."

Fonte e Foto: Gazeta do Povo

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top