Home / Giro Pelo Setor / G7 Paraná apoia manifesto por código de conduta no STF

G7 Paraná apoia manifesto por código de conduta no STF

06 de fevereiro, 2026

Entidades dos setores produtivos defendem regras de transparência e imparcialidade para ministros da Corte

Em meio a debates sobre a conduta de membros do Supremo Tribunal Federal (STF), o G7 Paraná, grupo que reúne entidades representativas do setor produtivo paranaense, manifesta apoio à adoção de um código de conduta para os ministros da Corte. A iniciativa, que ganhou força com um manifesto assinado por mais de 200 entidades e mais de 40 mil cidadãos, propõe regras sobre imparcialidade, transparência e relações privadas, visando fortalecer a confiança institucional.

As entidades dos G7 Paraná entendem que a medida é fundamental para garantir segurança jurídica, um pilar indispensável para o planejamento e os investimentos do setor produtivo, uma vez que a previsibilidade das decisões e a clareza ética são valores centrais para um ambiente de negócios estável.

“A legitimidade das Cortes Constitucionais decorre, além da competência formal, da clareza dos procedimentos, transparência dos critérios éticos e confiança que inspiram na sociedade. A adoção de um código de conduta reforça esses elementos, contribuindo para um ambiente institucional mais previsível, condição indispensável para o crescimento econômico sustentável do país”, destaca o coordenador do G7 Paraná e presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

O manifesto, encabeçado por organizações da sociedade civil, elenca sete pontos centrais, como imparcialidade, benefícios e hospitalidades, relações privadas, comunicação pública, ensino jurídico, transparência e orientação e fiscalização da conduta.

“A segurança jurídica está relacionada à estabilidade e à previsibilidade das decisões, fatores considerados pelo setor produtivo no planejamento de investimentos. O G7 Paraná entende que a adoção de um código de conduta pode estabelecer parâmetros de ética e transparência no tribunal”, reforça Meneguette.

Texto e foto: G7 Paraná

 

COMPARTILHAR

Proluv

Todas as imagens, vídeos e etc. são marcas registradas dos seus respectivos proprietários.

Top