G10 inicia segunda turma de curso de aprendizagem para jovens na área de Logística

G10 inicia segunda turma de curso de aprendizagem para jovens na área de Logística

16 de janeiro, 2017

G10 inicia segunda turma de curso de aprendizagem para jovens na área de Logística
 
Começou nesta semana, a segunda turma do Projeto Jovem Aprendiz em Assistente de Logística de Transporte. Criado pelo G10, o projeto é uma extensão do Programa Florescer, em parceria com o Lar Escola da Criança de Maringá, sendo o 1° do Brasil criado por uma empresa. O programa atende gratuitamente 36 adolescentes, de 15 a 17 anos, e o curso conta com aulas teóricas e práticas.
 
No primeiro dia de aula, realizado no dia 9 de janeiro, os jovens aprendizes receberam informações sobre o curso e o regulamento que norteia o projeto. Com a metodologia focada na aprendizagem profissional, formação para a cidadania e mercado do trabalho, o curso visa a profissionalização, proteção, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
 
As aulas são ministradas pelos colaboradores que trabalham nas empresas que fazem parte do Grupo G10. Nas terças, quintas e sextas, os aprendizes vão desenvolver atividades práticas na Transpanorama, Cordiolli Transportes e Transfalleiro. Já nas segundas e quartas eles receberão capacitação teórica no Lar Escola da Criança de Maringá. Além do material didático oferecido gratuitamente, os jovens também serão remunerados.
 
De acordo com o presidente do Grupo G10, Cláudio Adamuccio, o diferencial do curso em Assistente de Logística de Transporte é a metodologia focada especificamente na formação de profissionais para a área do transporte. “Temos a oportunidade de formar mão de obra treinada. Temos a proximidade dos gestores com os aprendizes criando uma integração, facilitando o aprendizado e possibilitando uma possível contratação. Queremos dar oportunidades para esses jovens fazerem carreira na empresa”, explica.
 
Em novembro do ano passado, foi realizada a formatura da primeira turma do Projeto Jovem Aprendiz em Assistente de Logística de Transporte. Dos 30 aprendizes que começaram o curso em 2015, 14 foram admitidos. Bruna Mayara Moreira, 17 anos, foi uma das adolescentes efetivadas. Ela conta que o projeto de aprendizagem é fundamental para a qualificação profissional e a conquista do primeiro emprego.
 
“O projeto foi ótimo, nunca tinha visto um curso onde os professores são os próprios colaboradores da empresa. Isso contribuiu muito para o aprendizado de todos e nos proporcionou um conjunto de responsabilidades, amadurecimento e comprometimento com a empresa e até mesmo com nossas famílias”. Bruna não esconde o orgulho por ter conquistado a efetivação. “Com isso veio uma enorme motivação para fazer aquilo que realmente gosto com amor e dedicação”, diz.
 
IDEIA
 
O Projeto Jovem Aprendiz em Assistente de Logística de Transporte, denominado “Florescer: Formando para o Trabalho”, surgiu da necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado pelo Programa Florescer. O programa atende 84 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos com atividades como inglês, ballet, aulas de reforço, educação corporal, música e educação para a vida no contra turno escolar.
 
A coordenadora pedagógica do Programa Florescer, Fátima Cristina Lucas, ressalta que o curso de aprendizagem surgiu da necessidade de uma extensão do programa para os adolescentes que atingiam a idade máxima. “O “Florescer: Formando para o trabalho” possibilita ao adolescente a inserção no mercado e no mundo do trabalho. A grande dificuldade dos jovens ao buscar o primeiro emprego é a falta de experiência. O curso de aprendizagem é um estudo remunerado, com carteira assinada e direitos garantidos. Isso contribui para o crescimento econômico, social e cultural do adolescente e da comunidade que ele está inserido”, explica.
 
Fonte: Comunicação G10 - 11/01/2017

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top