Futura ponte de Guaratuba terá restrição de tráfego pesado, anuncia governo

Futura ponte de Guaratuba terá restrição de tráfego pesado, anuncia governo

30 de março, 2022

Um protocolo de intenções assinado nesta terça-feira (29) por representantes do governo do Paraná e do Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) prevê a restrição da circulação de caminhões de transporte de cargas pesadas na futura ponte entre Matinhos e Guaratuba, no Litoral. A promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), Dalva Marin Medeiros, representou o MP durante a assinatura, no Palácio Iguaçu. O protocolo de intenções foi anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e tratado como “mais um entrave derrubado em torno do projeto de construção da ponte”.

A iniciativa, segundo o governo estadual, atende a um pedido de moradores da região, que temiam que a nova estrutura servisse de desafogo para veículos muito pesados (mais de dois eixos), com o incremento no transporte de carretas carregando contêineres entre o Porto de Paranaguá e os terminais marítimos de Santa Catarina, impactando diretamente no trânsito e na qualidade de vida.

Segundo o governo estadual, com a assinatura do documento, o processo de licitação da ponte não precisa ser interrompido para ajustes. Atualmente, especialistas contratados pelo DER estão no Litoral para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e estudos preliminares de engenharia para implantação do modal.

Por necessitar que a análise seja feita em diferentes estações do ano, o prazo de conclusão é de 420 dias, com término previsto para setembro. Esse é o último passo antes da licitação dos projetos de engenharia e execução da obra.

O investimento apenas nesta etapa do projeto é de cerca de R$ 3,5 milhões (R$ 3.500.369,91) e tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão.

Fonte: Gazeta do Povo Foto: AEN

 

Comente pelo Facebook

JORNAL Abr/2024
Top